LUXLUXO

Four Seasons Private Retreats

Four Seasons Private Retreats oferece uma coleção incrível de acomodações para aluguel de temporada. Há mais de 20 anos, Four Seasons Hotels and Resorts, marca líder…

Leia mais

QUAL É A SUA UTOPIA?

Em tempos de mudança, polarização e transição, buscamos novos espaços e   narrativas que ecoam o desejo de mudar o mundo. Espaços que libertam a imaginação e estimulam novas propostas e conexões.

As utopias são um convite para imaginar e reinventar novos mundos. Elas nos ajudam a projetar cenários inspiradores e nos reconectam com a liberdade do sonho e da criação. Em torno delas é possível compartilhar visões e explorar formas de experimentação que nos aproximam desses ideais.

A utopia de um mundo melhor e mais humano, em sintonia com novas demandas e necessidades, propõe uma reflexão sobre onde estamos e o que queremos alcançar com a criação. Qual o propósito e a intenção que move o fazer e a realização? Não existem respostas prontas.

Moda não existe por si só. Moda, por definição, impulsiona a inovação a serviço de uma ideia, um sonho, uma intenção. Moda é coletivo por natureza, resultado de muitas mãos e muitas cabeças. Desfiles são exposições que validam a criação e a narrativa, com dezenas de desdobramentos digitais, cenas, registros fotográficos, vídeos, avaliações textuais. Tudo pronto para ser compartilhado e debatido, como um espaço aberto de co-criação. Uma plataforma de cultura contemporânea.

A corrida da moda rumo ao futuro dialoga com transparência com as novas gerações. Elas tem o vigor e a coragem do risco, de se posicionar ativamente, materializando e incorporando ideias de igualdade e diversidade e o desejo por novos modelos e parcerias mais conscientes e sustentáveis.

A SPFWN47 celebra a força das utopias, a capacidade de criar realidades mais  significativas que inspirem a construção de futuros criativos, colaborativos e afetivos.

QUAL É A SUA UTOPIA? convida todos a se engajar nessa construção em sintonia com gerações comprometidas com a mudança. Partindo desta pergunta, a SPFWN47 será uma edição para libertar o sonho e convidar todos a compartilhar ecos e ressonâncias de um mundo em clara e profunda transformação.   

11 de Abril de 2019 – O São Paulo Fashion Week, que acontece entre os dias 22 e 27 de abril no espaço ARCA, anunciou hoje no Farol Santander o conceito e os conteúdos da temporada. A discussão central parte de uma pergunta tema “Qual é a sua Utopia?” convidando todos a participar da construção de futuros cada vez mais criativos, colaborativos e afetivos.

Apresentado pelo Banco Santander, o SPFW abrirá no dia 22 com desfile de Reinaldo Lourenço no Farol Santander, seguido por uma semana intensa de programação, que incluirá desfiles com o selo Projeto Estufa, que acontecerão também no espaço ARCA durante a 47ª edição da semana de moda.

Nesta edição, destaque ainda para cinco novas marcas – Haight, Neriage, Flávia Aranha, Another Place e Ocksa -, que reforçam o espaço de um novo empreendedorismo na moda brasileira. Comunicação digital e vendas online, inclusão, diversidade, sustentabilidade dão propósito para uma era de consumo mais consciente e público engajado.

“A nossa história é protagonizada por vários exemplos de transformação e sucesso. Com as novas marcas no calendário de desfiles, ampliamos o hub criativo nutrido por marcas que já vem experimentando e compartilhando desta crença há tantos anos. Grandes nomes e marcas se constroem, não nascem. É para dar vazão a essas potencialidades que o SPFW existe”, afirma Paulo Borges, idealizador e diretor criativo do SPFW.

Pela primeira vez, o SPFW propõe uma pergunta como tema. “Qual é a sua utopia?” busca provocar as pessoas a participar ativamente da projeção de um novo mundo que todos queremos construir a partir de agora. Um mundo que tem na criação o seu ponto central.

“Estamos todos em busca de respostas. O São Paulo Fashion Week sempre foi um espaço aberto de co-criação. É bom poder manifestar, abrir e compartilhar nossos ideiais,” completa Paulo Borges.

A ocupação do ARCA tira partido dessa inquietação. Criada em parceria com o arquiteto e designer Guto Requena, ela foi pensada para estimular o coletivo e a interação.

“Criamos uma grande praça que conecta todas as áreas do evento. Como acontece na cidade, a praça é o lugar da diversidade, o lugar dos diferentes encontros,” explica Guto Requena. “Partimos da utopia como um meio de falar de felicidade e empatia. A gente precisa sonhar. Falar de coisas relevantes de uma forma leve, lúdica, divertida. Acreditamos que o design pode ter o papel de estimular a felicidade assim como o coletivo. O grande intuito é fazer as pessoas se juntarem, se divertirem, se emocionarem, se encantarem.”

O público vai ativar o ambiente do evento ao abraçar a ideia do coletivo. Respostas à pergunta tema, quando compartilhadas nas redes sociais usando #MinhaUtopiaHoje, poderão ser projetadas em grandes telas, assinadas pelo Santander, que envolvem a “praça” do SPFW N47, construindo um mosaico coletivo de utopias.

É neste ambiente que os convidados também poderão acompanhar a transmissão dos desfiles do calendário. Serão 36 marcas lançando suas coleções na temporada, incluindo os desfiles do Projeto Estufa. A temporada traz ainda o desfile da marca Borana pelo Projeto Top5, iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Moda e Design e Sebrae para aceleração de pequenos negócios.

Ao  longo da semana, uma exposição “work in progress” aos poucos se materializa no Arca com fotos de Leo Faria realizadas a cada  desfile. Serão fotos que registram o momento da passarela a partir do ponto de vista do espectador, tratam-se de registros humanizados e poéticos em relação ao que habitualmente é feito a partir do pit de fotógrafos.

Confira o calendário:

22 de abril, segunda-feira

19h45 – Reinaldo Lourenço

23 de abril, terça-feira

11h – Lenny Niemeyer

16h – Patrícia Viera

17h30 – Fabiana Milazzo

19h – Lilly Sarti

20h30 – Bobstore

24 de abril, quarta-feira

10h45 – Gloria Coelho

12h – PATBO

15h30 – Another Place

16h30 – Beira

17h30 – João Pimenta

18h30 – Amir Slama

20h – Modem

21h – Lino Villaventura

25 de abril, quinta-feira

15h – Projeto Estufa | Aluf

15h15 – Projeto Estufa | Victor Hugo Mattos

16h30 – Ca.Ce.Te Company

17h30 – TOP5 | Borana

18h – Neriage

19h – Handred

20h – Triya

26 de abril, sexta-feira

15h – Projeto Estufa | ÃO

15h15 – Projeto Estufa | MiPinta

16h – Cotton Project

17h30 – Apartamento 03

18h30 – Ratier

19h30 – Haight

20h30 – Ronaldo Fraga

27 de abril, sábado

15h – Projeto Estufa | Lucas Leão

15h15 – Projeto Estufa | Korshi

15h30 – Projeto Estufa | LED

16h30 – Ocksa

17h30 – Flávia Aranha

18h30 – PIET

19h30 – Ponto Firme

20h30 – Cavalera

Projeto Estufa

Os negócios criativos protagonizam mudanças e abrem caminho para novos comportamentos. Negócios com ousadia para pisar novos territórios, experimentar o desconhecido e testar o que é diferente. Em sua trajetória individual de transformação, movem o sistema e, naturalmente, provocam disrupções de impacto.

O Projeto Estufa nasceu para conectar movimentos dedicados a pensar e criar o futuro que queremos. A plataforma promove diálogos e reflexões em torno da criatividade, inovação e empreendedorismo a partir de conteúdos artísticos, estéticos e de conhecimento com uma agenda que inclui desfiles, exposição, masterclasses, talks, labs e feira de startups. A iniciativa abraça a vocação do SPFW de provocar o olhar para o futuro e dar visibilidade no presente a movimentos e grupos que estão cunhando novos produtos e processos.

Nesta temporada, além da agenda de desfiles no ARCA, o Projeto recebe o arquiteto e designer Guto Requena para a masterclass “Design interativo: a utopia de um mundo mais poético”, dia 25, quinta-feira, às 11h, no Arena do 8, no Farol Santander. Guto reflete sobre memória, cultura e poéticas narrativas nas diferentes escalas do design.

Ampliando a reflexão no ambiente digital, o Projeto Estufa lança, também, uma webserie de cinco episódios de 23 a 27 de abril, nos canais oficiais do SPFW.

O Projeto Estufa é apresentado pelo Santander e conta com o apoio do Sebrae e do Instituto Nacional de Moda e Design.

Acompanhe a cobertura completa e agenda oficial do São Paulo Fashion Week N47 em ffw.com.br/spfw

Siga SPFW nas redes sociais para mais informações e novidades.

Compartilhe #SPFWN47 #MinhaUtopiaHoje #bancodamoda

Sobre o SPFW

Com 23 anos de história, o São Paulo Fashion Week (SPFW) é a maior plataforma de divulgação de moda, design e criatividade do Hemisfério Sul. Reconhecido pela ONU como um case mundial, o SPFW é um dos mais completos exemplos de como a economia criativa pode ser usada como estratégia de desenvolvimento para a cidade e o país.

Somando 46 edições realizadas até 2018, o evento cumpre um papel articulador e provocador, transcendendo o mundo da moda e estabelecendo-se como ponto de convergência de diversas redes criativas. Com investimentos que superam 1 bilhão de reais, o SPFW já recebeu mais de 3 milhões de pessoas e a transmissão de seus conteúdos pela TV e Internet alcançou mais de 1 bilhão de pessoas em cerca de 100 países. Mais que evento e mais que moda, o São Paulo Fashion Week é uma experiência relevante, estimulante, inspiradora e transformadora para todos os que se conectam à plataforma.

Sobre a IMM

A IMM é uma empresa brasileira que atua nas áreas de esporte, entretenimento e venda de ingressos.

Na área de Esporte, a empresa produz eventos de grande porte e que fazem parte do calendário do país, os destaques são: Rio Open (maior torneio de tênis da América do Sul), o UFC, os jogos da NBA Global Games realizados no Brasil em 2013, 2014 e 2015, os eventos de montarias em touro da PBR (Professional Bull Riders) e possui participação na Go Cup, no maior torneio de futebol infantil da América Latina. Com ampla experiência nesta área, já produziu a regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race e uma plataforma de eventos de golfe com chancela do PGA.

Em entretenimento, a empresa tem uma sociedade com a Rock World S.A, detentora da marca Rock in Rio e promove o Cirque Du Soleil em suas turnês no Brasil. Em 2015 lançou a área de Family Entertainment com foco em grandes musicais da Broadway, como o My Fair Lady, Cantando na Chuva, Pequena Sereia e Sunset Boulevard. A IMM é promotora também do evento gastronômico Taste São Paulo, que vai para a sua terceira edição. Recentemente, adquiriu a São Paulo Fashion Week, o mais importante evento de moda do País.

A IMM possui sua plataforma de ticketing – TUDUS, que é responsável pela venda de ingressos online e off-line para os eventos da empresa e de terceiros. A área conta com projetos importantes, como venda de ingressos para NBA, show Paul McCartney, Circuito Banco do Brasil, Rio Open e mais de 30 teatros entre Rio e São Paulo.

Comentários