Louis Vuitton apresenta a coleção Women’s Fall-Winter 2021

Não é necessário se aventurar para longe para criar a impressão de estar viajando. É o suficiente para retornar à Era dourada, ou Iluminismo, eras que construíram a essência da nossa civilização. Tudo se expressa puramente na Antiguidade Greco-Romana, o ápice de uma estética cuja importância é incontestável. Mais do que em uma viagem, a Louis Vuitton embarca em uma odisseia com a coleção Women’s Fall-Winter 2021 que incorpora desenhos fabulosos de Fornasetti, delicadas e fantasiosas gravuras de uma duradoura era. Seus traços imaginativos exploram, ilustram e transmitem estilo. É também uma história de conquista – de corpo, coração e mente – na qual a humanidade ocupa o centro do palco, em toda a sua elegância funcional, domínio intelectual e encanto. A admiração por princípios milenares perdura e continua a nos guiar, como o Contrapposto, termo que surgiu no século VI a.C. e conferiu às estátuas um fascínio dinâmico, que inúmeros estilos de alta-costura retomaram desde então e ainda denotam certa inquietude estilística na moda.

Para sua nova colaboração, a Louis Vuitton explorou o mundo criativo e único do renomado Atelier Fornasetti

Iniciada por Nicolas Ghesquière, Diretor Artístico das coleções femininas da Louis Vuitton, a nova colaboração da Maison explora a riqueza criativa do Atelier Fornasetti. A coleção multifacetada mostra as icônicas ilustrações de Fornasetti desenhadas à mão, que encantam amantes da arte e do design desde que Piero fundou seu ateliê em 1940.

A colaboração começa com a coleção Women’s FaII-Winter 2021 por Nicolas Ghesquière, que integra o distinto universo visual de Fornasetti em múltiplos designs. Revelada no cenário espetacular das galerias de Michelangelo e Daru no Louvre, a coleção por Fornasetti com imagens da antiguidade, constrói um diálogo estético e criativo de viagem no tempo com uma variedade de esculturas gregas, etruscas e romanas do museu.

Os designs desta colaboração apresentam temas e artes específicos do arquivo de 13.000 peças de Fornasetti em Milão, uma seleção de Nicolas Ghesquière em diálogo com Barnaba Fornasetti, Diretor Artístico do Atelier Fornasetti, e suas equipes. Essas roupas e acessórios trazem uma rica combinação de cores, texturas e técnicas tradicionais, incluindo jacquard, bordados e impressão a laser, entrelaçando o mundo primorosamente ilustrado de Fornasetti com o design surpreendentemente contemporâneo de Nicolas Ghesquière. A coleção do desfile é seguida por uma coleção-cápsula Louis Vuitton-Fornasetti, lançada posteriormente, apresentando uma ampla seleção de itens Louis Vuitton que se baseiam nos motivos Fornasetti, como edifícios, fechaduras, chaves e retratos.

“Com esta colaboração, eu queria usar as peças para evocar a modernidade contínua do mundo artístico de Fornasetti”, diz Nicolas Ghesquière. “O trabalho duradouro de Fornasetti é a realização de uma notável técnica desenhada à mão e uma visão mágica do mundo, e estou particularmente atraído pela forma como Fornasetti reexplorou e retrabalhou a herança do Classicismo e da Roma antiga, adicionando novas referências em imagens históricas. Como um designer que sempre amou a capacidade da moda de evocar o passado, o presente e o futuro simultaneamente, eu quis adicionar novas camadas a este palimpsesto criativo. Explorar Fornasetti é como uma escavação arqueológica, procurando e encontrando desenhos do passado para dar uma nova vida na Louis Vuitton – agora e no futuro. ”

“Meu pai era um inovador que acreditava no trabalho manual e artesanal, assim como a Louis Vuitton”, diz Barnaba Fornasetti, filho de Piero Fornasetti, e Diretor Artístico do atelier. “Nossa visão sempre foi trazer a imaginação artística única de Fornasetti para as pessoas por meio de objetos lindamente trabalhados, e esta colaboração representa uma nova oportunidade para expandir e explorar sua criatividade visual.”

Em todas as suas facetas, a colaboração Louis Vuitton-Fornasetti incorpora o senso comum de tradicionalismo experimental: uma mistura eficaz da criatividade e habilidade voltadas para o futuro da Louis Vuitton e a representação mágica e visionária do mundo de Fornasetti.

Música – créditos:

“Around The World “, ”Harder, Better, Faster, Stronger“, “Burnin’”, por Daft Punk

Cortesia de Daft Life Limited, Sony ATV France.

(“Harder, Better, Faster, Stronger” contém um sample de “Cola Bottle Baby” interpretada por Edwin Birdsong. Cortesia de Warner Chappell Music, Sony Music).

Deixe uma resposta