INSTITUTO ALEXA ABRE INSCRIÇÕES PARA AULAS GRATUITAS DE MÚSICA

Flauta doce, percussão, violino, violoncelo, contrabaixo acústico e violão são os instrumentos oferecidos pelo Instituto Alexa nos Bairros Aclimação e São Jorge. As vagas são limitadas e as inscrições ocorrem nos dias 20 e 21 de fevereiro, nos bairros Aclimação e São Jorge respectivamente, no período das 7h às 18h.

Nos dias 20 a 21 de fevereiro estão abertas as inscrições para aulas gratuitas de música do projeto Espaço Alexa de Música. Pode participar crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, matriculados ou formados na rede pública de ensino, e adultos, pais ou responsáveis por menores participantes do projeto.

O Espaço Alexa funciona em dois polos: Aclimação, na Escola Estadual Presidente Juscelino Kubistchek, Praça Durval Gomes Xavier, nº 275; e Polo São Jorge, na sede do Lar Maria Lobato, Rua Ângelo Cunha, 25. O projeto é aberto à toda a comunidade e não há necessidade de estudar ou frequentar as instituições onde acontecem as aulas.

Com vagas limitadas, são oferecidas aulas gratuitas de Flauta doce, percussão, violino, violoncelo, contrabaixo acústico e violão. Para cursar qualquer instrumento é necessário se inscrever nas disciplinas de Prática de Orquestra e Vivência Musical, de modo que os alunos vão à escola e ou associação, no contra turno escolar, três vezes por semana.  

As inscrições ocorrem no período das 7h às 18h, sem interrupção para almoço, sendo dia 20 no Bairro Aclimação e 21 no Bairro São Jorge. Para se inscrever são necessários os seguintes documentos: 1 Foto 3X4 do aluno, 3 cópias do RG ou certidão de nascimento do aluno, 3 cópias do RG do responsável pelo menor.

ESPAÇO ALEXA DE MÚSICA

Realizado pelo Instituto Alexa de Desenvolvimento Humano, o projeto Espaço Alexa de Música existe há quatro anos e atualmente atende cerca de 300 alunos em dois polos: Aclimação e São Jorge. 

Além de democratizar e valorizar a música instrumental, o projeto utiliza a vivência musical como ferramenta para trabalhar conceitos de Meio ambiente através da construção e manuseio de instrumentos de percussão alternativo, confeccionados pelos próprios alunos a partir da reutilização de materiais.

Uma vez que o projeto abre as portas para a participação da família, e acontece dentro de instituições da rede pública de ensino, acaba por estreitar e fortalecer o vínculo família escola.

INSTITUTO ALEXA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

Fundado em 9 de junho de 2010, o Instituto Alexa de Desenvolvimento Humano é uma Organização da Sociedade Civil – OSC – sem fins lucrativos, que tem como missão “Integrar educação e cultura para desenvolver consciência crítica e mobilizar crianças e adolescentes socialmente vulneráveis a adotarem ações práticas e efetivas de consumo consciente dos recursos ambientais”.

A instituição faz da arte musical e cuidados com o meio ambiente um agente transformador capaz de oferecer novos desafios a crianças e adolescentes de 6 a 18 anos e seus familiares, sempre em parceria com associações e escolas da rede pública.

Deixe uma resposta