RespirArte! Olhos de Modigliani‏ by Natália Persi

Conheci Modigliani através da minha mãe, que é artista plástica. Percebi que o amor que ela passa para suas obras é o mesmo que ele transmitia nas dele. E percebi ainda mais, que sua vida enamorada e dramática tem se assemelhado bastante aos meus últimos questionamentos mundanos.
Amedeo Modigliani em sua curta jornada, deixou belíssimas obras, viveu disputas e um grande amor em Paris.

Amedeu e seu auto-retrato
Esse artista italiano completo, de referências tão distintas como as pinturas renascentistas de Siena e esculturas africanas, na verdade, nunca seguiu um estilo determinado. Entre esculturas e pinturas, sua característica maior é a exposição da alma humana. Nas principais obras, retratou mulheres em imagens longilíneas, onde os pescoços eram compridos e os rostos ovais. Entretanto, sua principal marca para humanidade foram os ‘olhos de Modigliani’: na maioria das vezes, pintados como olhares vazios ou apenas borrões. 
Renée
Woman with read hair

Woman with black cravat

Woman with cigarrette

Seus retratos nus, na época foram considerados escandalosos, entretanto, a nudez era coadjuvante na busca da alma feminina!

  
Nus de Modigliani

Amedeo viveu em uma constante busca pela verdade humana, nos sentimentos e nas atitudes, uma vez que não se sentia nada confortável com as pessoas a sua volta, entre eles os artistas Picasso e o mexicano Rivera. Sua richa com Picasso é famosa, Modigliani considerava o colega um burguês inveterado e sem paixão.


Modiglini, por sua vez, sempre apaixonado, conheceu tardiamente a pessoa mais importante de sua vida, Jeanne Hebuterne. Juntos, eles viveram um tórrido e trágico amor. De família rica, a jovem artista abandonou tudo para acompanhar seu amado, passando por muitas dificuldades financeiras ao seu lado.

Jeanne na época em que conheceu Amedeu, aos 17 anos

As principais obras de Modigliani são retratos de Jeanne. Ele começou a pintá-la como se seus olhos estivessem fechados ou não existissem e lhe prometeu que apenas pintaria seu olhar, quando conhecesse sua alma. Quem nunca ouviu ou reproduziu a frase: “Quando conhecer sua alma, pintarei seus olhos”? 


 

Retratos de Jeanne 
Os retratos de sua amada eram tão importantes que em uma competição com Picasso, Modigliani levou a melhor por pintar pela primeira e única vez os olhos de Jeanne. O “Retrato de Jeanne Hebuterne”, foi arrematado em 2005 por 5,95 milhões de dólares em Londres.
Esse valor pode ter sido pago não só pela técnica do artista, mas pela carga pesada que a obra carrega. Logo após sua finalização, Modigliani faleceu de Tuberculose. Tinha 36 anos e um histórico boêmio marcado pelo abuso do álcool e drogas. E não partiu sozinho. Angustiada sem o companheiro, Jeanne Hebuterne não suportou a perda e se atirou do 5º andar de um prédio, grávida de 9 meses. 


“Retrato de Jeanne Hebuterne”

Um gênio nas artes, um fracassado na vida pessoal! Nenhum outro destino coroaria melhor o de Amadeo Modigliani que antes de partir, reconheceu em sua mulher a alma que tanto buscava! 

Andy Garcia protagonizou um belíssimo filme encaranando Modigliani com muita verdade, #ficadica http://www.youtube.com/watch?v=GCN-p5_HT_M

“Eu o vi dançar uma vez, perto da estátua de Balzac,
seu rosto estava lindo, seus passos eram graciosos…
pavoneando-se com a música, ele sorria…
Ele foi tudo aquilo que eu fora um dia”

Renoir sobre o amigo, Modigliani

Fonte: Google e Wikipedia

Beijos!  .
Nat Persi .

Deixe um comentário