Vista Alegre, marca referência na produção de louças em porcelana, foi premiada no Design Award 2016, organizado pelo Conselho Alemão do Design, entidade que há 60 anos reúne o que há de melhor neste segmento. A peça vencedora foi a Printemps, um centro de mesa de porcelana criado por Carsten Gollnick em edição numerada e limitada a 500 exemplares. A marca ainda recebeu duas menções honrosas pelas peças Caribe de Christian Lacroix e a Transatlantica do Brunno Jahara.
Esta premiação é uma das mais reconhecidas internacionalmente no segmento de design, onde é avaliado a qualidade e as tendências apresentadas pelas marcas e prestigiadas as criações mais originais, inovadoras e exclusivas. A competição é dividida em 10 categorias e os produtos concorrentes devem ser comercializados por um período não superior a cinco anos.
Vista Alegre participou da competição com nove linhas entre elas: Caribe, Lavish, Odeon (cristal), Printemps, Transatlantica e Triadic, além das coleções da linha de hotelaria da marca: Infinita, Marés e Tecido. A cerimônia de premiação do German Design Awards será realizada em 12 de fevereiro de 2016, na Feira Ambiente, em Frankfurt.
Em 2015 a empresa já recebeu outros importantes prêmios internacionais de design como o selo RedDot Design Award 2015, prêmio de design de produto concedido pelo Design Zentrum Nordrhein Westfalen, em Essen, pelas coleções “Plissé” e “Orquestra”. Além disso, a coleção “Orquestra” conquistou também o Wallpaper Design Award 2015, recebido pela reputada revista inglesa de arte e lifestyle.
Sobre a Vista Alegre Atlantis
Fundada em 1824, a fábrica de Porcelana da Vista Alegre foi a primeira unidade industrial dedicada à produção da porcelana em Portugal. Foi fundada por José Ferreira Pinto Basto, e desde o início esteve associada à história e à vida cultural portuguesa, e adquiriu uma notoriedade internacional ímpar. A Vista Alegre é um dos maiores fabricantes europeus de porcelana e cristal premium, fundindo um conhecimento técnico e artístico adquirido ao longo de quase dois séculos de experiência. Recorrendo aos mais modernos métodos de produção, sabiamente combinados com a mestria do trabalho manual, as peças da marca se distinguem pela originalidade, inovação no design e alta qualidade. Em muitos dos seus produtos, na linha tradicional ou contemporânea, é identificado a união cultural e afetiva entre Portugal e o Brasil. Em 2001, o Grupo Vista Alegre (porcelana, faiança e grés) fundiu-se com o Grupo Atlantis (cristal e vidro feitos à mão de elevada qualidade), dando origem a um dos maiores grupos de tableware e giftware da Europa: o Grupo Vista Alegre Atlantis. A empresa é líder no mercado ibérico e produz, entre porcelana decorativa, doméstica e de hotelaria (para os melhores hotéis e restaurantes), cerca de quinze milhões de peças por ano, exportando para mais de sessenta países. Este grupo representa também a Bordallo Pinheiro, fábrica famosa por suas cerâmicas. As peças Arte Bordallo são réplicas do vastíssimo legado deixado por Rafael Bordallo Pinheiro e seu filho Manuel Gustavo Bordallo Pinheiro. Em 2011 a Vista Alegre instalou escritório no Brasil e em 2014 inaugurou a sua primeira flagship, em São Paulo.