Bebida mexicana mais conhecida em todo o mundo, a tequila é produzida na região oeste do México, em Jalisco, a partir da seiva da planta Agave Azul, que lembra o abacaxi.
Por muito tempo considerada uma bebida mais popular, a tequila ganhou versões premium e edições de colecionador, passando por processos de destilação diferenciados.
Confira algumas das mais sofisticadas tequilas do mundo: Tequila Ultra Classe Azul Extra Añejo – Recebem a classificação ‘Extra Añejo’, as tequilas que são envelhecidas por mais de três anos. Essa tequila é feita a partir de agave azul da região de Los Altos, em Jalisco. A bebida é envelhecida por um período mínimo de três anos em barris de carvalho, o que lhe confere uma cor amarelo-avermelhada. Seu sabor tem notas de carvalho tostado, especiarias, caramelo e agave. Por ano, são produzidas apenas 100 garrafas, feitas em cerâmica Talavera decorada com platina e ouro de 24 quilates.

Gran Patron Burdeos Anejo Tequila – Feita com Agave da região de Jalisco, a Gran Patron Burdeos é maturada em barris de carvalho francês e americano. Ela é envelhecida por no mínimo 12 meses e, antes de ser engarrafada, é destilada pela segunda vez por mais um ano, agora em barris vintage de Bordeaux. O cuidado de deixar a bebida repousar nos barris de Bordeaux é para conferir à tequila um sabor especial dos vinhos da região francesa, tais como baunilha e frutas secas. A garrafa é feita de cristal, e é guardada em uma caixa de nogueira, forrada com veludo.

Dos Lunas Grand Reserve – Essa tequila foi a primeira no mundo a ser envelhecida por mais de 10 anos, além de ser 100% pura. Por conta do processo de maturação do Agave Azul, que tem duração de oito a dez anos, e ainda pelo envelhecimento da tequila por mais dez anos dentro dos barris de carvalho, o tempo total para a finalização da Grand Reserve é de aproximadamente vinte anos. Todo esse cuidado deu origem a uma bebida de sabor único e incomparável. Outro diferencial da bebida são as garrafas Baccarat, numeradas e sopradas à mão.

Pasion Azteca – Lançada em 2006, a Pasion Azteca, da marca Ley 925, é a tequila mais cara de todos os tempos, com sua garrafa de ouro e platina, que pode custar mais de US$ 200 mil. Envelhecida durante seis anos em barris de carvalho, a tequila tem um sabor complexo, que fica em segundo plano por conta de toda a exclusividade e sofisticação de sua embalagem. O rótulo foi desenhado pelo artista plástico Alejandro Gómez Oropeza. Apenas 66 garrafas desse tipo foram produzidas, mas a marca lançou edições mais modestas com garrafas em prata.