
A 41ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW N41) começou ontem 25 e vai até o dia 29 de abril de 2016, no Parque do Ibirapuera – Pavilhão da Fundação Bienal, com novos segmentos se associando à moda e celebrando a chegada de novas marcas ao calendário, do beachwear à moda masculina. Na temporada em que o evento assume sua crença na independência da moda em relação às estações do ano, estão previstas as estreias de A.Brand, À La Garçonne, Amir Slama, Cotton Project, Murilo Lomas e Vix. A marca capixaba Amabilis, selecionada no projeto Top Five, realizado pelo IN-MOD em parceria com o SEBRAE também desfilará nesta edição. Com o tema “Mãos que valem ouro”, o SPFW celebra a capacidade humana de se repensar, de colocar a mão na massa, se reinventar e recomeçar.
Em meio a discussões globais sobre velocidade, universalidade e imediatismo das informações, resultado direto das novas mídias e tecnologias disponíveis, o SPFW sai mais uma vez na frente, como primeira semana de moda do mundo a anunciar o alinhamento de seu calendário com a chegada dos lançamentos ao varejo a partir de 2017.
“Vivemos um período de intensas transformações. Somos todos protagonistas de um novo ciclo que se inicia. Mais do que nunca temos a oportunidade de potencializar e compartilhar verdades, essências, experiências,” afirma Paulo Borges, diretor criativo do SPFW. “Há 21 anos o que nos uniu nessa crença numa plataforma de comunicação tendo a moda como elemento propulsor foi a possibilidade de fazer a diferença e materializar transformações a partir de temas, ações e discussões propostos a cada edição. O território da moda permite essa imersão e provocação, e faz parte da nossa alma. Neste sentido sempre trouxemos questões pioneiras e desafiadoras.”
O SPFW foi a primeira semana de moda do mundo a transmitir os desfiles ao vivo pela Internet e acreditar na força das redes. A primeira semana de moda Carbon Free do mundo e primeira a abordar o tema do consumo consciente. É a única a impor uma idade mínima para desfilar no evento como forma de preservar a saúde das modelos e a fomentar a diversidade étnico-racial nas passarelas. Foi ainda parceiro de campanhas institucionais nas áreas de saúde, cidadania, meio ambiente e inclusão social. Há dois anos iniciou uma parceria com a ArteSol – Artesanato Solidário, reforçando ainda mais a sua crença no valor da cultura brasileira e do patrimônio imaterial dos saberes e fazeres tradicionais dos artesãos brasileiros.
Agora, com a discussão global sobre a necessidade de adequação do calendário de moda à realidade atual do consumidor cada vez mais ligado às redes sociais e do mercado, o SPFW torna-se a primeira semana de moda a oficializar essa mudança, aproximando o desfile do varejo e não usando mais a nomenclatura das estações. Daí a escolha por identificar a edição pelo número, SPFW N41 em abril de 2016, desaparece da comunicação oficial do evento o uso de “verão” ou “inverno”.
Reconhecido como um espaço de criação, sempre aberto a novas possibilidades, o evento se consolidou como uma plataforma para que diversas marcas convivam e participem deste ambiente de inovação. Esse posicionamento claro do SPFW demonstra seu comprometimento com a evolução e fortalecimento do mercado como um todo e tem atraído novos segmentos e parceiros que compartilham desta mesma visão e que garantem uma contínua renovação do evento. SPFW N41 contará com 19 patrocinadores, além de parceiros institucionais e apoiadores. Natura, Mercedes-Benz, American Airlines, Coca-cola, Brasken são algumas das marcas que participarão ao lado de Iguatemi São Paulo, Riachuelo, Visit Florida, M Martan, Euro, Schweppes, TNT, Magnum, Miller, para citar alguns.
“Mãos que valem ouro”
O tema desta edição discute a riqueza do fazer que materializa sonhos e ideias. “O ouro faz alusão a tudo que é precioso e valioso. E o nosso fazer é precioso. Estamos em um momento único no país, onde há muitas dúvidas. É hora de olhar para o futuro, colocar a mão na massa e fazer acontecer”, comenta Paulo Borges, diretor criativo do SPFW.
Logo na entrada do evento, o público é recebido por uma instalação que remete diretamente ao tema do evento com a exposição de trabalhos artesanais de diversas regiões do país, com curadoria e direção artística da Artesol.
A moda se alinha a movimentos de inovação e criatividade, próprios de início de século, aguçando sentidos e libertando para experimentar o novo. As transformações que desejamos são feitas por aqueles que colocam “a mão na massa”. Se a criatividade nos diferencia, nossas mãos valem ouro. Ouro que está na nossa formação, em nossa capacidade de transmutar e brilhar.
SPFW N41 destaca o valor das mãos, dos processos criativos e da resiliência impressa em nossa vocação cultural.
Mãos que tecem bordam rendam trançam esculpem modelam
Mãos que amassam criam expressam transformam compartilham
Mãos que valem ouro
Calendário de desfiles
25
SEGUNDA-FEIRA
Lilly Sarti 17h00
Uma Raquel Davidowicz 18h00
Amabilis – Projeto Top 5 19h00
Apartamento 03 20h00
Ronaldo Fraga 21h00
26
TERÇA-FEIRA
Paula Raia 10h00
Osklen 11h30
Vix 12h30
Lolitta 15h00
Adriana Degreas 16h00
A. Brand 17h00
Juliana Jabour 19h00
PatBo 20h00
Karl Lagerfeld for Riachuelo 21h00
27
QUARTA-FEIRA
Vitorino Campos 10h00
Reinaldo Lourenço 12h00
Isabela Capeto 15h00
Iódice 16h00
Lenny Niemeyer 17h00
A La Garçonne 18h00
Samuel Cirnansck 19h00
Triya 20h00
Ellus 2nd Floor 21h00
28
QUINTA-FEIRA
Patricia Viera 10h00
Gloria Coelho 11h30
Água de Coco por Liana Thomaz 15h30
João Pimenta 17h00
Salinas 18h00
Murilo Lomas 19h00
Amir Slama 20h00
Helo Rocha 21h00
29
SEXTA-FEIRA
Lino Villaventura 11h00
Wagner Kallieno 15h00
GIG Couture 16h30
Ratier 17h30
Cotton Project 18h30
Ellus 20h00
Exposições
Iuri Sarmento
“Sem Título”
Uma obra inédita do artista plástico mineiro Iuri Sarmento é um dos destaques desta edição do SPFW. Radicado há 20 anos na Bahia e trabalhando uma estética barroco pop, foi convidado a criar um painel exclusivo de 20 metros quadrados tendo como elemento central o abacaxi, símbolo de fartura, prosperidade e boas-vindas que ocupa uma das principais paredes da Bienal do Parque do Ibirapuera.
…Pelas dobras e dramas do barroco colonial, Iuri Sarmento constrói a sua linguagem. Ele pinta e borda, corta e costura, transforma e transfigura valendo-se de sua capacidade intrínseca que mescla talento e inteligência na medida certa. Fragmentos, retalhos, trapos e farrapos com os quais o artista arma divertidos quebra-cabeças que flertam com a história, e se afirmam no universo expandido e misterioso da arte contemporânea. Assim são as obras de Iuri Sarmento: livres e corajosas.
…O artista compreende que a arte pode e deve ser vista e compreendida através da sensibilização e do encantamento e que a transformação do real é antes de tudo um agradável convite para se consumir, sempre com alegria, pequenas doses de loucura. “O ponto da demência da pessoa é a verdadeira fonte do seu charme.” afirma Deleuze. Iuri Sarmento sabe disso e nos convida a viajar nesse universo repleto de cores, formas, encantos e provocantes belezas.
Marcus de Lontra Costa
Em “O Sorriso do Barroco”
“Fragmentos”
Um grande mosaico de imagens vivas projetadas em painéis de LED conectará o público ao universo rico e plural de mãos em ação, lembrando a todo instante da capacidade humana, da riqueza inesgotável de criação e realização que diferencia e que está ao alcance de todos, expondo de um lado as mãos como ícone de humanidade, e, do avesso, a tecnologia, com suas perfeições e imperfeições.
“365”
Durante um ano a modelo Nathalie Edenburg registrou diariamente suas emoções e estados de espirito sobre um retrato neutro de seu próprio rosto. O registro resultou em 365 quadros da série “How do I Feel Today”, que o SPFW exibe na íntegra pela primeira vez. Parte da venda dos quadros será revertida para a compra de materiais artísticos para crianças carentes.
Arte em Ouro
A exposição Arte em Ouro apresenta as 17 joias finalistas da coleção Recombinações,do concurso Auditions, o maior concurso de design de joias em ouro do mundo, promovido pela AngloGold Ashanti e realizado bianualmente no Brasil e na Africa do Sul. Com direção criativa do estilista e artista multimeios Fause Haten, fotografias de Jacques Dequeker e vídeo mapping assinado por Dado Marietti, o espaço expositivo propõe uma imersão em paisagens mineiras tendo o ouro como fio condutor. A atriz Fiorella Mattheis, escolhida como a imagem do concurso nesta edição, virá especialmente de Londres, onde mora atualmente, para a abertura da exposição.
Essa é a segunda vez que o SPFW recebe a exposição de uma coleção do Auditions.
Apolônias do Bem
Um sorriso transforma. No projeto “Apolônias do Bem”, mãos profissionais trazem à tona a essência da força feminina e a beleza da alma de mulheres brasileiras. Iniciativa da Turma do Bem viabiliza o tratamento odontológico de mulheres vítimas de violência doméstica. No SPFW, uma exposição de 46 imagens, com curadoria de Paulo Borges, mostra a transformação da figura e da alma feminina conquistada a partir da recuperação da autoestima de mulheres beneficiadas com o tratamento.
O projeto nasceu em 2012 e oferece tratamento odontológico integral e gratuito a mulheres que vivenciaram situações de violência doméstica e tiveram a dentição afetada durante as agressões. E já garantiu atendimento a 650 mulheres de todo o Brasil. Durante o SPFW N41, o público poderá fazer doações para o projeto.
Apolônias do Bem é reconhecido pela Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e faz parte da UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres, campanha do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
A moda nos CEU’s
Em continuidade à iniciativa de compartilhar conhecimento e experiências de economia criativa fomentadas pela semana de moda, o SPFW promove nova agenda de encontros, conversas e workshops em unidades dos Centros Educacionais Unificados, reunindo alunos da rede pública de ensino e comunidades. É um momento rico para compartilhar relatos e experiências e promover processos de autoestima e inclusão transversal a partir da diversidade. Este tem sido o mantra de transformação desde a criação do SPFW, balizando a expansão de sua atuação e seu alcance para muito além da semana de moda.
Agenda
25/04 a 29/04 – CEU ARICANDUVA
· MOSTRA AUDIO VISUAL “MÃOS QUE VALEM OURO”
A Mostra destaca o tema do evento nesta edição a partir da projeção de imagens de mãos que fazem coisas, valorizando o fazer em suas várias manifestações na arte, no design, na moda, no esporte, na vida. Esta é uma provocação a partir do conceito de que as coisas acontecem quando ideia, vontade e realização estão presentes e do simbolismo de que devemos pegar nosso destino pelas mãos e fazer acontecer.
25/04 – CEU TRES PONTES – 14h
· WORKSHOP/OFICINA DE BELEZA
Viva Beleza Viva por Natura
26/04 – CEU ALTO ALEGRE -14h
· WORKSHOP/OFICINA DE BELEZA
Viva Beleza Viva por Natura
27/04 – CEU CAMPO LIMPO – 10h
· WORKSHOP/OFICINA DE BELEZA
Viva Beleza Viva por Natura
27/04 – CEU PARQUE BRISTOL – 19h
· ENCONTRO/CONVERSA com o estilista FAUSE HATEN, que vai falar do seu projeto e processo criativo a partir do trabalho desenvolvido nesta edição com bonecas em tamanho natural. O estilista levará uma ou duas bonecas usadas no desfile/apresentação especial no SPFW N41 e que fazem parte da exposição #FORADAMODA no Sesc Ipiranga.
28/04 – CEU VILA ATLANTICA – HORARIO AINDA A DEFINIR
· ENCONTRO/CONVERSA com de colagens e construção de imagens com o artista plástico mineiro IURI SARMENTO.
28/04 – CEU CIDADE DUTRA – 10h
· DESFILE SAMUEL CIRNANSCK
· ENCONTRO/CONVERSA COM O ESTILISTA SAMUEL CIRNANSCK – TRAJETÓRIA E INSPIRAÇÕES.
28/04 – CEU PAZ – 14h30
· WORKSHOP/OFICINA DE BELEZA
Viva Beleza Viva por Natura
29/04 – CEU FEITIÇO DA VILA – 10h
· ENCONTRO/CONVERSA com NATHALIE EDENBURG
Durante um ano a modelo NATHALIE EDENBURG, lançada no SPFW, fez um registro diário do seu rosto e realizou intervenções em sua própria imagem, desdobrada em 365 identidades. O processo de construção de identidade. Nada está pronto. Estamos em transição, buscando caras novas.
Ela vai falar do seu projeto “#howdoIfeeltoday” – como eu me sinto hoje, a partir do processo criativo de intervenção e desenvolvimento de imagens e identidades
· LABORATÓRIO de intervenção artística sobre fotografia com NATHALIE EDENBURG
29/04 – CEU PARQUE SÃO CARLOS – 10h
· WORKSHOP/OFICINA DE BELEZA
Viva Beleza Viva por Natura
29/04 – CEU CAMINHO DO MAR – 10h
· WORKSHOP OFICINA COM ARTESÃOS
A proposta é fazer uma oficina com três artesãs indicadas pela ARTESOL.
Siga SPFW nas redes sociais para mais informações e novidades:
facebook.com/SPFW
instagram.com/SPFW
twitter.com/SPFW
Assista aos desfiles da temporada ao vivo em: ffw.com.br/SPFW
Compartilhe: #SPFWn41 #SPFW