Solas vermelhas

Louboutin processa Carmen Steffens por uso de marca registrada em seus sapatos. Entenda!
Sapatos Christian Louboutin

Sapatos Christian Louboutin

Sapatos Yves Saint Laurent
Sapatos Carmen Steffens

Sapatos Carmen Steffens
Depois da Yves Saint Laurent, Christian Louboutin está processando a marca brasileira Carmen Steffens. O motivo da discórdia é o uso da sola vermelha, marca registrada dos sapatos da Louboutin.
Desde 2008, as solas vermelhas são patenteadas pelo francês e são sinônimo de glamour entre as fashionistas. Mas, de acordo com a Carmen Steffens, as solas vermelhas fazem parte de suas coleções desde 1996, muito antes de Louboutin ficar famoso e seriam uma referência ao tom da logomarca da grife.
A Carmen Steffens já foi comparada à Louboutin pela imprensa francesa, onde os sapatos são classificados como “de espírito Louboutin, mas muito mais acessíveis”. O representante da marca afirma que a equipe da Louboutin se negou a conversar com a Carmen Steffens, que possui lojas em 14 países pelo mundo.
Não é a primeira vez que a Louboutin processa outra marca de sapatos por pintar os solados de vermelho. Em 2007, a marca entrou na justiça contra a norte-americana Oh Deer! pelo mesmo motivo. Por aqui, diversas marcas seguem colorindo as solas com a cor em clima de “não se pode proibir o uso do vermelho nos sapatos”.
A questão que fica para as consumidoras é a de que, em tempos de inspirações mil em modelos de marcas famosas, seja em sapatos, nos relógios, bolsas e roupas, isso pode ser considerado democratização da moda ou plágio.

Deixe um comentário