
Eu não admito que minhas saladas de folha sejam monocromáticas!
Gosto de ter opções de saladas sempre variadas, afinal comer a mesma salada de alface todos os dias enjoa não é? Tá precisando de um empurrãozinho para consumir mais saladas de folhas? Acho que posso te ajudar!
Saladas saudáveis não precisam ter somente aquela alface de sempre, da para variar e ter sempre uma diferente brilhando na mesa!
Isso não quer dizer que são trabalhosas, saladas são fáceis e exigem muito pouco para ficarem bem bonitas!
Gosto sempre de fazer um mix de cores, texturas e sabores, as folhas verdes nos dão muitas opções! Vão do verde escuro ao amarelo clarinho, do amarguinho do agrião ao docinho da Boston, do Crocante ao Manteiga! Tá vendo como dá para fazer ótimas combinações de folhas? E se quiser melhorar e dar um colorido extra fica super fácil! Palmito, cenoura, pepino, tomate, ovinhos de codorna, cebola roxa, um mix gigante de variações. Opções de saladas diferentes e saborosas não nos falta!

Aqui no final deste post tem as receitas de molho para salada que mais amo! Todos muito fáceis de fazer e que deixam toda salada bem mais saborosa! Para contrastar com todo o sabor destas saladas mistas os molhos agridoces são uma explosão de sabor!
Em dias quentes deste nosso inverno maluco costumo almoçar uma salada rica com um grelhado acompanhando e em minutos tenho uma refeição completa, saudável e muito fresca!
Saladas nos dão a chance de construir uma obra de arte! Para não ficar aquela coisa achatada costumo construir a minha em camadas onde cada camada ganha uma regada de molho, sal e pimenta! Tem coisa mais chata que chegar no final do prato e encontrar aquela salada sem o molinho gostoso de cima?
Componho brincando com os sabores e texturas, uma camada de folhas mais escuras e crocantes, outra de folhas mais claras e macias, coloco brotinhos, folhas mais azedinhas e por fim os complementos, o visual é lindo!
Coloco também menos molho que meu cérebro pede! Como tempero cada camada se exagerar acaba ficando forte demais e todo o sabor desmorona com excesso de ácido ou azeite.




A salada ficou com outra cara conforme fui adicionando contrastes e alturas! Já seria uma ótima opção de refeição leve se não pudesse melhorar ainda mais!
Brinque com as opções, adicione proteínas, raízes, cebolas, frutas e até flores!

Não faltam opções para transformar a salada de folhas em uma refeição super completa!



Combinações não faltam! Dê o seu toque com o que tem na geladeira, faça suas próprias experiências e me conte depois!
Você deve ter percebido o meu amor por croutons nas fotos acima! Amo o croc que ele dá! Estes eu faço em casa e utilizo nas saladas e em sopas. Se guardado em pote hermético dura a semana toda!
Croutons feito em casa

- 1 pão italiano redondinho ou pães amanhecidos cortado em cubinhos pequenos,
- 1 xícara (de chá) de azeite ou manteiga,
- sal,
- opcionais: alho, ervas secas ou parmesão.
- Corte o pão em quadradinhos pequenininhos, para ficar bem uniformes utilize uma faca de pão serrilhada, eu adoro o sabor das casquinhas, caso te incomode pode descascar o pão antes de cortar os cubinhos, se preferir a versão francesa, corte em fatias finas, fica muito bom para acompanhar as saladas intercalando com mordidinhas desta torrada!
- Pré aqueça o forno à 180 graus.
- regue o fundo de uma assadeira com metade do azeite, coloque os cubinhos de forma que não se sobreponha, regue os cubinhos com o azeite restante e leve ao forno por 5 minutos.
- Retire e remexa os cubinhos, caso você opte por adicionar as ervas, o alho ou o parmesão agora é a hora de polvilhar com eles.
- Volte para o forno por mais 5 minutos, caso já estejam crocantes é hora de retirar e deixar esfriar, caso ainda esteja macio volte para o forno por mais 5 minutos.
- Você pode utilizar qualquer pão, eu particularmente não gosto muito de fazer com pães de forma, são fatiados muito fininhos, encharcam com o azeite e demoram para ficar crocantes.
Agora a parte que eu amo! Os molhos e vinagretes que deixam nossa salada com sabor especial! O molho de salada feito em casa é infinitamente mais gostoso que os industrializados!
Você pode conservá-lo em geladeira, aqui fazemos os vinagrete na hora de servir, somente o molho de morango que guardo por algum tempo em geladeira, caso guarde para usar depois não se esqueça de agitar bem antes de usar para voltar a emulsionar o ácido e o azeite.
Vinagrete básico
- 60 ml de vinagre de maçã,
- 1/2 colher (de sopa) de mostarda,
- 1/2 cebola cortada em cubos bem pequenos,
- 60 ml de azeite extra virgem,
- 60 ml de oleo de canola,
- 1/2 colher (de sopa) de mel ou melado,
- 1/2 colher (de sopa) de sal,
- 1 pitada de pimenta do reino,
- 1/2 colher de sopa de ervas secas ou frescas (picada muito finamente),
- Com um garfo ou fouet pequeno combine o vinagre, a mostarda e a cebola até ficar bastante homogêneo, adicione em fio o azeite e o óleo de canola batendo até encorporar,
- adicione o mel, o sal e a pimenta e misture,
- finalize com as ervas e esta pronto um super tempero para sua salada!
- Pode substituir o vinagre de maçã por balsâmico, fica maravilhoso também!
Este molhinho fica sensacional! Junte a sua salada pedaços de frango assado (aquele que esta na geladeira depois do almoço de domingo) e você terá uma refeição pronta em minutos!
Molho agridoce para salada
- 60 ml de azeite,
- 30 ml de vinagre balsâmico,
- 20 ml de mel ou melado,
- 1/2 colher (de sobremesa) de gengibre em cubinhos bem pequenos,
- 1 colher (de sobremesa) de alecrim,
- 1 pitada de noz moscada,
- sal e pimenta a gosto.
- Misture o balsâmico com o gengibre e a noz moscada,
- adicione em fio o azeite misturando com um garfo até homogeneizar,
- Adicione o mel, o alecrim o sal e a pimenta até dissolver o mel.
- Sirva acompanhando sua salada de folhas predileta!
E para finalizar meu queridinho, molho de salada de morango caramelado!
Molho para saladas de morango
Aproveite que ligou o forno e coloca uma xícara de morangos para caramelizar e fazer esta delícia!
- 1 xícara de morangos lavados e sem cabinhos cortados em 4,
- 1/4 de xícara de vinagre balsâmico,
- 1/4 de xícara de azeite extra virgem,
- 1 colher (de sopa) de mostarda,
- 1 dente de alho picado,
- sal e pimenta a gosto.
- Leve os morangos para o forno por aproximadamente 15 minutos.
- Coloque no liquidificador os morangos, o suco que soltou e todos os outros ingredientes e bata até ficar homogêneo.
- Sirva com sua salada preferida!
Post: mytaste.com.br