Usando sempre de tinta guache, algumas vezes acrílica (acreditem se quiser ele não usou nenhum tipo de recurso digital, não existiam ainda tão acessíveis como hoje), Benicio emprestou sua arte para o Cinema, Quadrinhos, Livros, Moda, Arquitetura e Publicidade e tem como influência maior, o americano Norman Rockwell, famoso por seus desenhos e pinturas meticulosos, com exatidão de traços e cores, resultando em retratos perfeitos.
Sua preferência em exaltar as belas formas femininas são notáveis em todo seu trabalho. Em seu site, o próprio Benicio define o contexto da sua obra para cada manifestação artística. Na arquitetura, por exemplo, considera que o importante é a “qualidade na humanização associada ao perfeito estudo da perspectiva’.
Para o cinema, o artista que criou mais de 300 cartazes para filmes nacionais, entre eles o do filme ‘Dona Flor e seus dois maridos’ com Sonia Braga e todos os 30 cartazes dos filmes dos Trapalhões, também se destacou no período das pornochanchadas, onde ele mesmo define o valor de sua arte para o período: “Talvez por causa da repressão na época, a arte era uma “válvula” de escape para suprir as frustrações do povo, em relação à libido. Daí a nudez marcante nas imagens da época. O cinema refletia as ansiedades do povo.”
Em plena atividade, o ilustrador atende encomendas e continua criando capas e editoriais de revistas como Veja, Playboy, etc.
A perfeição de seus traços humanos e os detalhes nas ilustrações (observe rendas, jóias, estampas, cabelos) muitas vezes nos trai e deixa no ar a impressão de que estamos diante de fotografias e não desenhos. Entretanto, após conhecer melhor o trabalho desse artista e se maravilhar com seu talento, a temática das pin ups e até mesmo as cores, são inconfundíveis e não nos deixam esquecer de que se trata de uma obra de Benicio e apreciá-la com mais gosto.
A coluna de hoje foi uma homenagem para a artista mais pin-up da minha vida, minha irmã Mariana. Para quem se interessou, o site do ilustrador é bastante completo e informativo, fica a dica http://www.benicioilustrador.com.br/
Nat Persi.