RespirArte! Inspirações artísticas na moda, by Natália Persi

Assim como a história da humanidade inspira a arte, a arte inspira todas as atividades da humanidade, como a moda!

De uns anos pra cá, não basta apresentar a coleção em desfiles e lançar tendências, as marcas precisam se diferenciar na produção de suas apresentações e nas inspirações para criar tais peças. E quer inspiração maior que as manifestações artísticas, sejam elas artes plásticas, arquitetura ou música?

O bacana é que usando arte como inspiração, une-se a praticidade que a atualidade cobra, uma vez que geralmente se escolhem artistas ou estilos de traços bem marcantes que facilitem a criação de estampas; e a imortalidade das mesmas, já que essas são reconhecidas no mundo todo.

Saindo do forno, a NYFW que apresentou o verão 2012 algumas semanas atrás, mostrou peças com bastante inspiração em arte contemporânea e arquitetura.

Vamos começar a análise pela Marchesa, na minha opinião, a marca mais autentica e exclusiva de todos os tempos com seus maravilhosos vestidos carregados de renda, bordados e recortes ousados. Nessa coleção, a grife se inspirou no épico da artista plástica russa Ilya Repin, em especial na obra “Sadko in the underwater kingdom” rica em detalhes, além de se inspirar nas águas viva de Ernst Haeckel para as franjas usadas nas roupas.

 
Vestidos da Marchesa. Ilustrações de Haeckel. Detalhe da obra “Sadko in the underwater kingdom”  

Outro artista plástico, menos conhecido, mas bastante competente foi usado nas estampas de Donna Karan, que após uma viagem, conheceu o haitiano Philippe Dodard e sua obra.

Desfile Donna e obras de Dodard

Carolina Herrera sempre marcante, trouxe cores vibrantes com cortes geométricos e modernos, livremente inspirados nos trabalhas da conceituada escola Bauhaus, como os do artista Mondrian.

Carolina Herrera e cartazes de Bauhaus

Doo-ri usou como referência o movimento Art Nouveau e as ilustrações japonesas do inglês Aubrey Beardsley.

Ilustrações de Aubrey

Jason Wu, queridinho das celebridades, expos Kaws, polêmico grafiteiro francês que pichava publicidades de moda nos anos 90.

Cores de Kaws nas roupas de Jason Wu

A Lacoste, sempre clássica tem atualizado suas peças através das referências na criação das coleções, como nessa temporada, em que usou cores e geometria similares as trabalhadas por Felipe Oliveira Baptista, em Villa Noailles, ícone da arquitetura modernista localizada no Sul da França.

Detalhes de Villa Noailles


Marc Jacobs mostrou-se excêntrico e usou como inspiração para suas roupas nada utilitárias, a instalação Marfa, de Donald Judd e no design da cadeira de Charles Eames.

Obras arquitetônicas influenciam Marc Jacobs

Prabal Gurung escolheu a ousadia e por isso, ninguém mais inspirador que o fotografo Nobuyoshi Araki, sedento por fotos sempre polêmicas explorando o sexo. Para sua coleção da temporada, Praval usou a série de fotos “Sensual Flowers”.

Uma das fotos de referência de Nobuyoshi
Rodarte usou os tons lúdicos de roxo e verde de “A Bela Adormecida” e nas estampas, as obras figurativas do impressionista Vincent Van Gogh, “Noite estrelada” “Girassóis”.

Lina estampa de Van Gogh na Rodarte
Fechando as referências da NYFW, outra favorita minha, Vera Wang! Rainha dos vestidos de noiva é o sonho de consumo de 9 entre 10 noivas! As que não a querem é porque não conhecem seu trabalho ainda! Rs.. usou de uma inspiração um pouco batida mas sempre encantadora: Alice no País das Maravilhas.

Vestidos De Vera Wang lindos como o de Alice
É válido lembrar que nossas marcas também fazem uso de estudos das artes plásticas e arquitetura para desenvolver suas peças, bem como e/ou principalmente no caso nacional, de música!

A Cavalera inspirou sua coleção de verão 2012 na minha querida musa, a artista mexicana Frida Kahlo.

Linda coleção da Cavalera
E o estilosíssimo Dudu Bertholini, da Neon, arrasou com sua coleção na última SPFW homenageando Salvador Dali!

A coleção da Neon veio surrealista como Dalí
Ronaldo Fraga, nosso talento de Minas, inspirou-se na poesia e boemia de Noel Rosa e fez de seu desfile de apresentação da coleção Verão 2012 um verdadeiro carnaval.

Detalhe pro chapéu de Noel incorporado à coleção de Ronaldo Fraga
Outros exemplos:

Mondrian é campeão de audiência na relação Arte-Moda
A marca se sapatos Santa Lolla produziu o editorial de Inverno 2011 inspirado na obra do espanhol Ramon “Jove decadent”
Coleção 2009 Akris com estampa de obras de Monet
Desfile da Água de coco com cores e formatos trabalhados na vertente de arte moderna
Tudo muito lindo né? Fico feliz dessa interação entre minha paixão (arte-moda), com certeza compartilhada com milhares de pessoas, o contrassenso é que quanto mais globalizada a moda se torna ao usar referências de artistas de todo o mundo, menos democrática ela fica pela exclusividade de seus produtos. 

Beijos, desculpem a demora!
 
Nat Persi  .

Deixe um comentário