RespirArte! Indie Pop‏ by Natália Persi

Queridos! Percebi que faltava música nessa coluna! E antes de falar sobre minhas preferências ecléticas ou consagrar os monstros do rock’n roll, decidi que meu primeiro posto musical viria com nova tendência!


Nada mais atual e gostoso então, que falar de Indie Pop. Esse estilo que vem despontando há algum tempo, desde os anos 80, diga-se de passagem, e agradando a tantos.

Confesso que tinha certa resistência por não ser muito fã de batidas eletrônicas. Mas a nova roupagem do Indie Pop é cativante!

Cartazes de Festivais Indie

Subgênero do Indie Rock, onde produção e distribuição têm selos independentes, o Indie Pop é considerado um estilo de música punk leve, com músicas ingênuas, na grande maioria de temática não sexual.


É claro que com o passar dos anos o estilo teve novas ramificações, como o pop mainstream, onde perdeu um pouco a ingenuidade e deu lugar a exageros diversos.
De acordo com o Indie Blog, “o ritmo é geralmente agradável, destacando os vocais. Instrumentalmente, prevalece o básico (guitarra, bateria, baixo) embora algumas bandas ousem misturar bastante som”.

Diferentes estilos de Indie Pop

Não sou nenhuma especialista, mas a meu ver, as músicas basicamente são para curtir dançando, com letras positivas que nos liberaram do stress globalizado que vivemos.

Algumas bandas conhecidas do estilo (e que eu adoro) são: Florence and the Machine, Foster The People, Two Door Cinema Club, todas com trabalhos lançados de 2007 pra cá. Hoje conheci mais uma, Urban Cone, da Suécia.

No Brasil, temos ótimos representantes como Copacana Club, Cibelle Cavalli, Holger e bandas que evoluíram para um novo estilo tropical tecnomelody, como Banda Uó e Cansei de Ser Sexy. Nas vertentes mais calmas, influenciadas pela bossa, temos Tiê e Tulipa Ruiz.
Bem pertinho de nós, em Uberlândia, temos representantes do Indie Pop. Nas pessoas do DJ Yan Hayashi e do fotógrafo Hick Duarte, o Fiesta Intruders tem deixado sua marca alternativa, colorida e diferenciada em diversas baladas do país e fidelizado uma legião de fãs.

Paremos de blá blá blá e vamos as indicações. Aumentem o volume e se divirtam com os exemplos da coluna de hoje:


Reparem também que o estilo vai além da música e marca com clipes e fotografias sempre espontâneos e lúdicos, passando pelo universo folk, brega, GLS, rocker, etc.. é como se o estilo aceitasse os demais para uma confraternização amigável. 

Se repararem bem, podemos ver claramente a inspiração do estilo na nova música de Rihana “We found love”. Ou agora que já conhecem mais sobre o Indie Pop não acharam o toquinho inicial bastante familiar?


Preciso mandar um alô especial pro meu querido amigo Lucas Vaz, que me apresenta tanta coisa legal do gênero e promove a Flashlight que se enquadra perfeitamente no estilo musical do post.

Foto Fiesta Intruders de Bia e Vaz na 1ª Edição da FlashLigth


Espero realmente que tenham apreciado o estilo. A tendência é surgir cada vez mais artistas de Indie Pop!

Fontes e Fotos: Google, Wikipedia, Myspace

Beijos!!  . 
Nat Persi  .

2 thoughts on “RespirArte! Indie Pop‏ by Natália Persi

  1. Marcello says:

    Lembrando que Cansei de Ser Sexy já tem anos de estrada e é muito conhecido por esse estilo no exterior! E fora que Copacabana Club é o máximo! Post aprovado e super atualizado o tema!

Deixe um comentário