Já havia visto algumas fotos desse excepcional fotógrafo, mas pouco sabia sobre seu trabalho e sua história. Por indicação do amigo Breno Borges, me aprofundei mais nas técnicas usadas por La Chapelle e hoje posso compartilhar com vocês informações impressionantes!
Natural dos USA, o fotógrafo, nascido em 1969 impressiona com suas fotografias inusitadas, coloridas e irreverentes e foi considerado pelo New York Times como o “fellini da fotografia”.
Formado em Belas Artes pela North Carolina School of the Arts, também é graduado na Arts Student League e na School of Visual Arts, ambas de Nova York.
O fotógrafo David LaChapelle
Aliás, foi na famosa cidade que ele conseguiu seu primeiro trabalho como profissional, prestando serviço para a revista Interview. O que chama atenção nesse emprego é que a indicação para tal partiu de ninguém menos que Andy Warhol, o ícone do pop art e fundador da revista.
Capas da revista Interview
A partir daí, ele se tornou conhecido em NY e no mundo, por suas capas em todas as principais publicações de moda: Vogue, Vanity Fair, Rolling Stone, Interview, The Face, entre outras.
Capas com fotos de La Chapelle
Suas fotos sempre muito coloridas, envolvendo realidade e fantasia, também foram muito solicitadas na publicidade. O currículo de La Chapelle estende-se a marcas como L’Oreal, Iceberg, MTV, Ecko, Diesel Jeans, Sirius, Ford, Sky Vodka, Louis Vuitton, Schweppes, etc. Os últimos trabalhos foram para Viva Glam da MAC com Lady Gaga e Cindy Lauper e essa semana, a marca anunciou que ele fará o ensaio também dos novos garotos propaganda Rick Martin e Nicki Minaj para a Campanha Viva Glam 2012.
Campanha MAC Viva Glam
Campanha Schweppes com Uma Thurman
Campanha VMA MTV 2007
Foto para Louis Vuitton
É claro que com toda essa mídia e qualidade e diferencial de seu trabalho, o fotógrafo não passou batido pelas celebridades, tão ávidas por novidades no mercado pop, por isso, é comum ver retratos de La Chapelle de artistas contemporâneos, entre eles Whitney Houston, Mariah Carey, Elton John, Eminem, Pamela Anderson, Uma Thurman, Elizabeth Taylor, David Beckham, Paris Hilton, Leonardo DiCaprio, Hillary Clinton, Muhammad Ali, Britney Spears, Rihanna e Madonna. Mais recentemente, quem cai de amores por Chapelle é a não menos excêntrica, Lady Gaga.
David é tão completo que transpassou a fotografia e é bastante familiarizado também com câmeras de filmar, apesar de ter apenas um trabalho em sua filmografia, o documentário RIZE, lançado em 2004.
Ele assinou a fotografia de video-clipes com trabalhos para Jennifer Lopez, Britney Spears, Avril Lavigne, No Doubt, Whitney Houston, Macy Gray, Blink-182, Elton John, Christina Aguilera, The Vines e o muito celebrado video “Natural Blues” de Moby, vencedor de um prémio MTV para melhor video do ano.
Alexander McQueen
Angelina Jolie e Gisele Bündchen
Christina Aguilera
Elton John e Courtney Love
Gisele e Kelly Minogue
Katy Perry
Lady Gaga
Naomi
Paris Hilton e Eminem
Mas, vamos a técnica! O trabalho de La Chapelle impressiona pela insanidade das imagens que cria, vindas de um mundo surreal, através de fotos ultra saturadas, bastante expressivas em cores fortes e quentes, que misturam glamour com uma fantasia cómica, de beleza e bizarria. Pros mais novos, seria a Lady Gaga da fotografia! Pros mais experientes, um Dali contemporâneo e com mais recursos.
Resumindo, seu trabalho é de tamanha peculiaridade, que facilmente é reconhecido.
Em suas fotos, o absurdo e o exagero de cores, formas, pessoas e situações é constante. LaChapelle cria um mundo estático onde tudo tem brilho e tudo o que compõe a imagem está ali exclusivamente para servir a foto, sejam os modelos ou um acessório aparentemente sem importância. Todos os elementos da imagem são cuidadosamente pensados para acrescentar ao enquadramento.
As imagens de LaChapelle estão carregadas de humor, ironia e surrealismo. O sexo é também uma constante no trabalho de David, não tão explicitamente. Ele implicita constantemente o tema, sem no entanto, nunca o mostrar. Mesmo a nudez, sendo amiúde explícita, tem sempre um sentido estético extremamente apurado e uma razão de ser muito forte.
A habilidade de David, torna a imperfeição de pessoas e objetos, em perfeição.
La Chapelle é com toda certeza um dos fotógrafos contemporâneos que mais trabalho dedica à fase da composição. Raramente as suas fotos são espontâneas, quase sempre têm um elaborado trabalho de composição de cor e equilíbrio envolvidos. Ele desenvolve com maestria o trabalho de produção, compondo todos os efeitos que pretende com a foto, no momento da captura da imagem, evitando muitos recursos digitais na imagem. Porém, como a cor é talvez o elemento mais essencial e mais marcante da fotografia de David, ele se tornou exímio na arte de manipulação digital, conferindo às suas fotos caraterísticas inéditas, como as cores que caracterizam o seu trabalho e transmitem a vontade de participar daquele mundo impossível no expectador.
Para aprimorar a produção, David segue normas como: usar cenários recheados de todo tipo de acessórios e adereços; manter personagens próximas à lente objetiva, para que todo o corpo possa comunicar com a imagem; usar planos americanos e planos gerais; e explorar a profundidade de campo, especialmente nas fotografias de exterior.
La Chapelle é o único artista fotográfico trabalhando no mundo de hoje cujo trabalho transcendeu o contexto de moda ou revista de celebridades e foi consagrado pela arte notoriamente exigente contemporânea.
Sua capacidade de criar cenas de extrema realidade com cores ricas e vibrantes faz o seu trabalho imediatamente reconhecível e a confusão inicial transmitida pelas imagens do fotógrafo é substituída após um tempo, pela curiosidade de decifrar todos os elementos que compõe a sua escrita visual.
Beijos e até a próxima!
Nat Persi .
Poxa, que legal, adorei a matéria!!! Arte é maravilhosa e pra quem tem talento e criatividade então!!! Show!
Beijos.
http://particularidades.com/