Receita: Ovos Benedict

O ovo Benedict (também conhecido como ovo beneditino) é um prato clássico para muita gente ao redor do mundo, principalmente na hora do café da manhã, seja sozinho ou junto daquela pessoa especial. O acompanhamento tradicional geralmente é o molho holandês (hollandaise), e ele pode deixar os ovos ainda mais deliciosos ou estragar tudo… É importante aprender a fazer ambas as receitas para poder impressionar familiares e amigos com este talento culinário!

Ingredientes

Rende 2 porções

  • Para o molho holandês:
    • 4 gemas
    • 1 colher de sopa (15 ml) de suco de limão espremido na hora
    • 1/2 xícara (115 g) de manteiga sem sal cortada em cubinhos
    • Sal
    • Pimenta-caiena
  • Para os ovos Benedict:
    • 4 fatias de lombo canadense
    • 2 muffins cortados ao meio
    • 1 colher de chá (5 ml) de vinagre branco (opcional)
    • 4 ovos
    • Sal e pimenta a gosto
    • 3 ou 4 azeitonas fatiadas (podem ser recheadas, verdes ou pretas)
    • Páprica picante
    • Salsinha fresca para decorar

Parte 1

Preparando o molho holandês
1
Derreta a manteiga. Para isso, aqueça-a em uma panela de fundo largo até que derreta quase completamente. Tire do fogo e deixe esfriar enquanto você prossegue para a próxima etapa.[1]

  • Caso queira incrementar ainda mais a receita, clarifique a manteiga. Esse processo consiste em remover toda a gordura solidificada (parte branca e espumosa) após o derretimento. Com isso, o molho ficará mais espesso, mas também menos rico em sabor.[2] Outra opção é deixar essa parte mais sólida ficar no fundo da panela e decidir o que fazer com ela na hora em que for despejar a manteiga na tigela.

2
Prepare um banho-maria. Para tal, encha 1/3 de uma panela com água e deixe levantar uma fervura branda. Neste momento, coloque uma tigela de metal ou vidro por cima, mas sem encostar o fundo dela na água. Tal forma indireta de calor vai evitar que o molho queime. Da mesma maneira, vai garantir que ele tenha a liga necessária.
3
É hora das gemas e do suco de limão. Acrescente as 4 gemas e a colher de sopa de suco de limão na tigela do banho-maria. Com a ajuda de um batedor de arame, mexa bem até a mistura espumar e ficar mais clara. Outra maneira de saber o ponto é ver se o batedor está deixando marcas na superfície. [3] Uma pessoa entendida de cozinha vai levar aproximadamente um ou dois minutos até dar o ponto. Porém, para uma primeira tentativa, calcular de cinco a dez minutos é um bom começo.

  • De vez em quando, não se esqueça de raspar as laterais da tigela. Isso vai evitar que a gema cozinhe.

4
Fique de olho para o molho não talhar. Se a mistura ficar muito quente, isso pode facilmente acontecer. Ou seja, ela pode se separar em sólidos e líquidos. Caso haja muita quantidade de vapor, retire a tigela do fogo e bata a mistura vigorosamente por 30 segundos para que as gemas esfriem um pouco. Depois, coloque-a dentro da panela outra vez.

  • É um pouco complicado acertar a temperatura logo de primeira.[4] Para garantir, a cada minuto, tire a tigela do fogo e bata as gemas.
  • Se o molho começar a talhar, despeje em outra tigela e bata rapidamente junto com 1 colher de sopa (15 ml) de água gelada.[5]

5
Acrescente a manteiga aos poucos, mexendo vigorosamente e sem parar com o batedor. A princípio, o molho vai engrossar facilmente; depois, ficará mais difícil de misturar. Quando isso acontecer, despeje a manteiga ainda mais lentamente — uma quantidade muito grande desse ingrediente poderá fazer o molho talhar.[6] Esta etapa poderá durar de dois a cinco minutos.

  • Assim que acumular mais experiência com a receita, será possível acrescentar a manteiga com uma concha ou até mesmo em somente duas levas. Como dito anteriormente, o molho corre o risco de talhar, mas, se você conseguir se sair bem, terá como resultado um molho holandês bem mais airado.[7]

6
Corrija os temperos e os líquidos. Primeiro, adicione sal e pimenta a gosto. Depois, se quiser, acrescente um pouquinho de suco de limão para dar um gosto mais picante. Se o molho estiver muito grosso, adicione um pouco de água quente.
7
Antes de passar para o preparo dos ovos, cubra a tigela e ponha-na em um local morno. Lembre-se: as temperaturas frias podem fazer o molho talhar.

  • Se o molho ficar muito grosso, adicione algumas gotas de água quente antes de servir.
Parte 2

Preparando os ovos Benedict

1
Frite o lombo canadense. Para isso, utilize uma frigideira em fogo de médio a alto. Cozinhe o lombo por alguns minutos, virando de vez em quando, até começar a dourar. Depois de pronto, deixe na frigideira mesmo para ficar morninho.

  • O lombo canadense pode ser substituído por bacon ou presunto.

2
Torre os muffins depois de cortá-los ao meio. Você pode usar o forno mesmo para isso — coloque o lado cortado para cima. Uma dica é passar um pouco de manteiga antes de levar ao forno.
3
Encha uma frigideira antiaderente pela metade com água. Depois, deixe levantar uma fervura branda — até que um termômetro mostre uma leitura entre 71 e 82 °C.[8]

  • Uma opção é adicionar 1 colher de chá (5 ml) de vinagre branco. Isso vai impedir que a clara se espalhe na água, mas, ao mesmo tempo, afetará o sabor e a textura do ovo.[9]

4
É hora de quebrar os ovos! Primeiro, quebre um ovo por vez dentro de uma xícara pequena. Tenha o cuidado de não estourar a gema. Em seguida, ponha a beirada da xícara suavemente dentro da frigideira — a água vai entrar um pouco dentro do recipiente. Incline-o um pouco até que o ovo deslize para a panela. Repita o processo com os outros ovos.

  • Se a água estiver fervendo completamente, mexa com uma colher para dar uma esfriada. No entanto, faça isso antes de colocar os ovos na panela!
  • Se a frigideira for muito pequena, cozinhe dois ou três ovos por vez. Do contrário, as claras vão grudar umas nas outras.

5
Cozinhe os ovos por uns três minutos até as claras ficarem durinhas — as gemas continuarão moles. Em seguida, pegue cada ovo com uma espumadeira para que a água já escorra.
6
Monte o prato. Primeiro, separe uma ou duas metades de muffin. Depois, ponha uma fatia de lombo canadense mais um ovo pochê por cima de cada uma. Coloque o molho holandês por cima. Seja generoso! Finalize com a páprica e uma ou duas fatias de azeitona. Decore com um pouco de salsinha na lateral.
Parte 3

Variações

1
Prepare uma versão vegetariana deste prato. Em vez de usar o lombo canadense, refogue um pouco de espinafre até murchar e coloque por cima do muffin. Será preciso mais ou menos 4 xícaras de espinafre cru para esta receita.

2
Sirva com aspargos. O aspargo cozido no vapor combina perfeitamente com o molho holandês. Sirva esse legume como acompanhamento e regue todo o prato com o molho. Por fim, polvilhe com um pouco de manjericão picado para dar ainda mais refrescância.

3
Use bacon e tomates. Uma versão bem conhecida dos ovos Benedict é usar o bacon no lugar do lombinho canadense. Para melhorar ainda mais a receita, coloque uma fatia de tomate cru entre o muffin e o bacon.

4
Use salmão defumado. O suco de limão fica perfeito com frutos do mar! Que tal complementar o prato ainda mais com um pouco de endro picadinho misturado no molho holandês?

Materiais Necessários

  • Panela e tigela para o banho-maria
  • Batedor de arame
  • Frigideira
  • Panela rasa e larga

Dicas

  • Se o molho talhar, e você não conseguir resolver o problema com um batedor de arame, jogue a mistura no liquidificador![10] É muito chato ter que ficar raspando o copo do eletrodoméstico, mas é bem melhor do que perder a receita toda.
  • Use apenas ovos novos nesta receita. Quanto mais frescos, melhor! Conforme a data de validade se aproxima, a clara vai se deteriorando e, consequentemente, acaba não ficando com uma aparência muito bonita depois do cozimento.

Avisos

  • Na hora de preparar o molho holandês, não deixe as gemas esquentarem demais. Afinal de contas, você não quer comer ovos mexidos, não é?

Fonte/Receita: http://pt.wikihow.com/Fazer-Ovos-Benedict

Deixe um comentário