Outro dia tava doida de vontade de comer um kebab, mas tava frio e não queríamos sair de casa para buscar, então fui me virar na cozinha e acabei fazendo um churrasco grego fake.
O nome kebab vem de Döner kebab, que em turco significa espeto giratório. É um prato turco, feito de carne assada num espeto vertical e fatiada antes de servir. A carne pode ser de cordeiro, carneiro, bovina, caprina ou de frango. Aqui no Brasil o nome se popularizou como churrasco grego.
Como eu não tinha a carne assada num espeto vertical, usei uma carne maravilhosa que marido fez e eu já postei aqui no blog (mas ele fez com menos molho, deixou ela mais sequinha) e o meu churrasco grego fake arrasou. Ficou muito bom, de verdade. Não peguei nenhuma receita, apenas lembrei dos ingredientes e o do senhorzinho turco que prepara o kebab aqui na minha cidade.
Ingredientes para o meu churrasco grego fake
Preparo
Esquente a carne já desfiada e reserve. Faça um vinagrete apenas com o tomate e muita, mas muita salsinha. Faça o creme azedo conforme a receita e agora é só montar. Pegue o pão pitta e coloque no meio o vinagrete, depois um colherada generosa do creme azedo e por fim a carne desfiada. Dobre como uma trouxinha e leve para aquecer numa frigideira com um fio de azeite. Usei uma outra frigideira menor para achar o pão e virei dos dois lados, mas se você tiver aquele grill com chapa lisa, melhor ainda. Embrulhe a pontinha do kebab num papel vegetal e sirva.