A cidade de Seul, capital da Coreia do Sul, possui um um número surpreendente de bicicletas. Elas são o principal meio de transporte dos habitantes de uma cidade tão grande como São Paulo. Segundo dados da Folha de S. Paulo, Seul possui cerca de 10 milhões de habitantes e 23% deles utillizam as magrelas para se locomover. Como em toda cidade demograficamente densa, o problema de espaço permeia o dia a dia dos cidadãos: como estacionar tantas bicicletas?
Pensando nisso, o estúdio de arquitetura nova-iorquino Manifesto criou a Manifesto Bike Hanger, um estacionamento vertical de bicicletas. Através de um sistema hidráulico, que funciona através da força do homem (nenhum tipo de energia é consumida), você pedura sua bicicleta na parede lateral de um edifício, embaixo de viadutos ou em qualquer lugar que tenha um espaço inutilizado.
O estacionamento permite que até 36 bikes fiquem suspensas, deixando as calçadas livres para os pedestres. A empresa garante confiabilidade nas travas e o valor de 15 dólares anuais na manutenção. Por enquanto, o projeto ainda está em fase de viabilização, mas será uma boa maneira de se melhorar o espaço nas grandes cidades, além de não poluir e incentivar o uso das bicicletas entre os cidadãos.
Confira um pouco do projeto no álbum abaixo
Mais infos: www.mfarch.com
Fotos: Arch Daily/divulgação