


Por: Cynthia Garcia
Você sabe quais são as marcas de sapato feminino de luxo mais vendidas no planeta?
TASTE revela as 32 grifes mais desejadas pelas mulheres no quesito de base: o sapato. No ranking de marcas novas internacionais está uma marca brasileira, a Alexandre Birman, do Grupo Arezzo. O Brasil está em mais um sexto lugar, o de quantidade de clicks por país, com 5,7% das vendas mundiais online de sapatos femininos!
Segundo pesquisas feitas pelo Digital Group, sediado em Genebra, Suíça, cerca de 91,68% das buscas online quando o assunto é sapato baseiam-se em marca. Maciçamente é a grife que comanda o desejo de compra de nós, mulheres. Apenas 3,38% das nossas pesquisas na internet são estimuladas pela busca por um estilo específico de sapato.
Dentre as 32 grifes, encontra-se uma brasileira high end. É a marca de luxo Alexandre Birman, do Grupo Arezzo, selecionada pelo TASTE para ilustrar o editorial no slideshow acima. A marca está em mais de 170 multimarcas no planeta com flagship na Oscar Freire 855, em São Paulo.
Também cotadíssima é Charlotte Olympia com seus saltos altíssimos e meia pata em design com charme retrô, em clima rock-chic com animal prints, em especial o leopardo. A jovem designer de sapatos inglesa tem seu lote de DNA brasileiro. É filha da carioca mais chique de sua geração, Andrea Dellal. Charlotte Olympia tem apenas uma boutique em Londres no bairro elegante de Mayfair. No Brasil, era vendida no Rio, na Avec, que encerrou 60 anos de atividades no dia 24 de dezembro. Uma perda para o comércio de luxo no Rio. Aguardamos os próximos passos de Charlotte no Brasil.
As pesquisas do Digital Group indicam que a brasileira tem mesmo fascínio por sapatos. O Brasil se encontra posicionado em sexto lugar, entre a Alemanha e o Japão, em números de clicks de compra online de sapatos de luxo.
Importante: ao passar o cursor do seu mouse sobre qualquer uma das 32 grifes aqui listadas, clique para visitar o site oficial da marca. É esse grupo de grifes, algumas das quais exclusivamente de sapatos, que atiça o desejo – ou fetiche – de todas as mulheres do mundo
Christian Louboutin: o rei!
É o shoe king! A mais desejada grife de calçados femininos do mundo. A marca fechou 2011 com o título de gigante do calçado feminino de luxo com 44,89% do segmento, o maior objeto de desejo dos nossos pezinhos! Pudera!
Segue o ranking de grifes de sapato feminino de luxo com o percentual de vendas no mercado online:
1º Christian Louboutin = 44,89%
2º Jimmy Choo = 11,1%
3º Salvatore Ferragamo = 7,42%
4º Tod´s = 6,96%
5º Bally = 6,07%
6º Kurt Geiger = 4,81%
7º Manolo Blahnik = 4,6%
8º Hogan + Giuseppe Zanotti + Fratelli Rosetti + Stuart Weitzman = 14,14 %
Prada X Gucci
A concorrência das grifes + procuradas nas buscas na internet, que possuem sapato no seu mix de produtos, mas não são apenas marca de sapato, anda bem acirrada. Lideram as italianas Prada e Gucci que, juntas, montam a 50% das buscas no setor shoes na internet:
Prada = 23,25%
Gucci = 22,8%
Louis Vuitton = 11,8%
Ralph Lauren = 5,8%
Dolce & Gabbana = 5,7%
Chanel = 5,4%
Yves Saint Laurent = 3,8%
Balenciaga + Bottega Veneta + Marc Jacobs + Stella McCartney + Valentino = 21,4%
Alexander Wang e Brian Atwood: new kids on the block
Duas marcas americanas no rol de marcas novas, Alexander Wang e Brian Atwood, entraram no mercado a partir de 2000. São essas duas que lideram o nicho de novas marcas, atraindo mais consumidoras para seus sapatos. Juntas, encerraram 2011 com a cifra de 60% da demanda online desse nicho dos novíssimos com Wang na dianteira. Com muito estilo e preço, a marca desse sino-americano é a cara de Nova York. É a grife cool do momento, que faz a cabeça das gatas mais transadas. Também abrange outros produtos e desfila na New York Fashion Week. Atwood atua apenas como shoe designer. Mas é um morenaço de babar! A gente fica até sem saber se é ele ou o sapato sexy que ele cria que a gente quer mais. Os dois, n´é…?
Eis a lista dos vencedores, que inclui a marca brasileira Alexandre Birman:
1º Alexander Wang = 29,57%
2º Brian Atwood = 27,19%
3º Charlotte Olympia = 18,16%
4º Nicholas Kirkwood = 10,79%
5º Camilla Skovgaard = 4,62%
6º Alexandre Birman = 3,41%
7º Derek Lam = 2,62%
8º Gianvinto Rossi + Jonathan Kelsey = 3,64%
Ranking de clicks por país
O país número 1 em compras de sapatos femininos de luxo na internet é a terra de Michelle Obama, os EUA, com 40% das buscas. Ou seja, nesse quesito a economia americana não está nada mal das pernas. Veja que em sexto lugar na pole position calçadista ultra luxury, a passos largos caminhamos nós, o Brasil!
1º EUA = 40%
2º Inglaterra = 17%
3º França = 9,6%
4º Itália = 8,3%
5º Alemanha = 7,9%
6º Brasil = 5,7%
7º Japão = 2,9%