SPFW n47 acontece entre os dias 22 e 27/04 no espaço ARCA

QUAL É A SUA UTOPIA? Em tempos de mudança, polarização e transição, buscamos novos espaços e   narrativas que ecoam o desejo de mudar o mundo….

Leia mais

Na tarde do ultimo sábado (15), o palco da Praça Clarimundo Carneiro, onde aconteceram as apresentações do Festival de Natal, foi ponto focal de várias apresentações encantadoras. As 18 horas estive presente ao local e posso afirmar que a apresentação da Orquestra Alexa foi algo memorável. A orquestra é composta por integrantes do projeto social “Espaço Alexa de Música”, que atende crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, e adultos, pais ou responsáveis pelos menores que participam deste projeto desenvolvido em parceria com associações e escolas da rede pública de ensino de Uberlândia.

Projeto idealizado e fundado pelo empresário Alexandre Lacerda Biagi, em 2010, o Instituto Alexa desenvolve atividades, baseadas em: Educação, Cultura e meio Ambiente. A Orquestra Alexa, se apresentou sábado passado próximo, composta por violino; violoncelo; contrabaixo; violão; flauta soprano, contralto, tenor e baixo; e percussão com instrumentos convencionais e alternativos, alguns confeccionados pelos próprios integrantes.

O projeto Espaço Alexa de Música existe há quatro anos e atualmente atende mais de 300 alunos.  E tem intuito principal a democratização do ensino da música e valorizar a música instrumental, o projeto utiliza a vivência musical como ferramenta para trabalhar conceitos de Meio ambiente através da construção e manuseio de instrumentos de percussão alternativo, confeccionados pelos próprios alunos a partir da reutilização de materiais.

Fotos e texto: Dudu Gontijo

Comentários