
No próximo dia 22, às 15h, o Festival de Cultura e Gastronomia do Cerrado Mineiro em patrocínio será palco para a estreia da Orquestra Alexa de Câmara fora da cidade de Uberlândia. A apresentação irá ocorrer no Espaço Cultural de Patrocínio – Av. General Astolfo Pereira Mendes, 2190.
Composta por violino; violoncelo; contrabaixo; violão; flautas soprano, contralto, tenor e baixo; e percussão com instrumentos convencionais e alternativos, a Orquestra Alexa é parte integrante do projeto “Espaço Alexa de Música”, que atende, em sua maioria, crianças e adolescentes de 6 a 16 anos em parceria com associações e escolas da rede pública de ensino.
Por ser a primeira vez que se apresentam fora da cidade, os preparativos foram marcados por momentos de muita emoção entre os integrantes da orquestra. A dedicação foi intensa, e agora está tudo pronto para a estreia com um repertório composto por duas peças para percussão com instrumentos alternativos: Casa de Papel e Perculata, de Zezinho costa, e cinco para orquestra: Asa Branca, Luiz Gonzaga, Hallelujanh, Leonard Cohen; Believer, Imagine Dragons; Oh! Suzanna – Stephen Foster; e Havana, Camila Cabello.
Fundado pelo empresário Alexandre Lacerda Biagi, em 2010, o Instituto Alexa desenvolve atividades com base em três pilares: Educação, Cultura e meio Ambiente.
O projeto Espaço Alexa de Música existe há quatro anos e atualmente atende mais de 300 alunos. Além de democratizar o ensino da música e valorizar a música instrumental, o projeto utiliza a vivência musical como ferramenta para trabalhar conceitos de Meio ambiente através da construção e manuseio de instrumentos de percussão alternativo, confeccionados pelos próprios alunos a partir da reutilização de materiais. A junção dos instrumentos convencionais e alternativo resulta na harmonia entre música e meio ambiente, que os patrocinenses vão poder conferir na tarde do dia 22.
Instituto Alexa Humanamente Responsável – Vídeos AQUI