Um dos maiores desejos de praticamente todo adulto é manter-se dentro do peso ideal, tanto por questões de saúde, quanto por objetivos estéticos. No entanto, para perder peso com sucesso, é importante entender como a gordura se comporta em nosso corpo.
1. O número de células de gordura em nosso corpo permanece o mesmo durante toda a vida adulta. O que ocorre é que estas células tem a capacidade de aumentar ou diminuir de tamanho, para armazenar ou eliminar as calorias extras que ingerimos. Quando emagrecemos, não estamos eliminando nossas células de gordura, mas sim fazendo com que elas diminuam de tamanho. Da mesma forma, quando engordamos, não estamos produzindo novas células de gordura, mas sim aumentando de tamanho as células de gordura já existentes.
2. Nossas células de gordura estão distribuídas de maneira diferente em cada pessoa. É por isso que cada um tem tendência a engordar em lugares diferentes do corpo – a temida “gordura localizada”, que representa as partes do corpo onde possuímos uma concentração maior de células de gordura.
3. A única maneira de remover permanentemente as células de gordura do nosso corpo é por meio da Lipoaspiração. Dessa forma, o paciente apresenta maior dificuldade em engordar em regiões previamente lipoaspiradas, devido a redução no número de células adiposa, acumulando em outras regiões do corpo, onde houver maior concentração de células de gordura.
4. Existem alimentos que ajudam a queimar gordura, quando consumidos de forma correta. Fazer uma dieta equilibrada, não significa necessariamente comer menos, mas sim comer mais dos alimentos certos. Por isso que é fundamental buscar a orientação de um nutricionista para fazer uma reeducação alimentar e emagrecer de forma saudável e eficiente.
5. Manter a frequência cardíaca correta é fundamental para que haja redução de gordura na atividade física. Por isso que também é muito importante buscar uma orientação esportiva, para conseguir atingir os objetivos da melhor forma possível.
6. Nem tudo está relacionado às calorias. É verdade que gastar mais calorias do que consumimos, faz com que tenhamos uma redução do percentual de gordura. No entanto, existem outros fatores, como genética, estresse e problemas hormonais, que podem acabar dificultando a perda de peso.
7. Por fim, não existe nenhum tipo de cirurgia plástica capaz de emagrecer as pessoas. A única forma para emagrecer é com a combinação de dieta equilibrada e atividade física. Contudo, na maioria das vezes, mesmo com o emagrecimento permanecemos com acúmulos indesejados de gordura e dessa forma a lipoaspiração tem uma grande importância, pois permite a eliminação destas e uma melhora no contorno corporal.