Por Nayara Morais
5ml de esperança é o nome da campanha iniciada pelo produtor Guilherme Donâncio, pai de Arthur. Depois que seu filho foi diagnosticado com leucemia a batalha foi longa. Arthur fez um ano e meio de tratamento, mas depois de alguns meses a doença reincidiu. Quando isso acontece, a chance de cura está no transplante de medula.
Os pais de Arthur não são compatíveis, então a busca é no Banco Nacional de Doadores de Medula, o Redome. Nele estão cadastradas pessoas de todo o país e quando é encontrado um receptor e um doador compatível ocorre o transplante.
A família começou então uma campanha, chamando pessoas conhecidas para irem ao HEMOCENTRO fazer o cadastro. A procura aumentou tanto que o HEMOCENTRO teve que estender seus horários de funcionamento. Agora funcionando de 7h às 11h e de 15h às 17h.
Para atender mais doadores ainda, no dia 12 de fevereiro, sábado, será realizado no UNIPAM – Centro Universitário de Patos de Minas – um grande mutirão para receber pessoas que querem se cadastrar. O horário será de 8h às 16h, no Bloco F (antiga FAECIA). Além de ir lá fazer o cadastro existem outras formas de ajudar nessa campanha. Como se esperam muitas pessoas no UNIPAM nesse sábado serão necessários vários voluntários para ajudar a fazer o cadastro. Caso alguém tenha interesse em ajudar basta ligar no telefone (34)3821-8121 e marcar o horário de preferência para trabalhar. Os voluntários serão divididos em turnos, um da manhã e um da tarde.
Outra forma de ajudar é divulgar e incentivar amigos e conhecidos a fazerem o cadastro. É muito simples, no cadastro são retirados apenas 5 ml de sangue da pessoa. Todos podem colaborar nessa causa, basta querer.
Garoto Brasileiro de apenas 03 anos é a chave para o surgimento de heróis…
No estado de Minas Gerais, um jovem com apenas 03 anos de idade é a chave para o surgimento de heróis.
Você provavelmente deve estar se perguntando como isso é possível. E claro é de se deduzir que se veio até esse link é porque tem um interesse nem que seja pequeno por atos de heroísmo e super-humanos certo? Pois bem, a história é a seguinte o nome do garoto é Arthur, ele vive em Belo Horizonte/MG e logo no comecinho da vida descobriu que tinha leucemia. Ele fez o tratamento e a doença havia sido vencida.
Ao menos foi o que pensaram os médicos, pois a alguns meses os sintomas voltaram e o jovem Arthur foi diagnosticado novamente com a doença e dessa vez ele precisa fazer o transplante de medula óssea. Você deve estar se perguntando, “Mas onde entram os heróis nessa história?” isso é simples meus amigos kaseiros(as), vocês é que vão se tornar heróis. Sei que a internet é cheia de trollagem e falsos pedidos de ajuda, e que nossas vidas são extremamente corridas. Eu mesmo custo a encontrar tempo para fazer os posts aqui no blog, com trabalho estudos namorada e etc. Mas é aí que entra o ato de heroísmo, porque o que separa vilões e heróis não são os super-poderes ou o raciocínio lógico e perspicaz, mas sim o ato de ajudar alguém que realmente precise de ajuda, alguém que tem a solução para dos problemas fora do seu alcance, como o nosso jovem Arthur aqui.
A leucemia não escolhe a pessoa por cor, idade, religião, origem, boa ou mal. Ela simplesmente ataca e quando a pessoa percebe isso simplesmente aconteceu na sua vida. Não vou dizer coisas do tipo “Já pensou se fosse com você, ou com alguém da sua família?” porque isso não é coisa que se diga ou deseje a ninguém. Em resumo kaseiros e kaseiras, vocês tem duas formas de se tornarem heróis e controlarem o rumo dessa história. A primeira opção é fazer o cadastro para doador de medula óssea no hemocentro ou algum instituto similar na sua cidade. Galera é muito simples, basta fazer seu cadastro, nele os médicos irão tirar nada mais nada menos 5 ml quede sangue, isso mesmo apenas 5 mililitros de sangue o que não leva nem 1 minuto.
Não tem empresa envolvida, nem publicidade lucro, nada! Apenas uma ação para mostrar o verdadeiro poder da internet. O mais importante de tudo é que caso você não seja compatível com o grande Arthur você poderá ajudar outras pessoas que estão na mesma situação. Eu sinceramente espero que esse post bombe mais do que outros que já fizemos, e supere nossa marca dos 37 mil acessos. Porque se a cada 10 mil acessos ao menos 100 pessoas façam o cadastro significa que essa ação não foi em vão. Isso vai além de ser bom samaritano e das crenças meus amigos, isso é fazer a diferença.
Abaixo coloquei algumas informações para vocês.
Lembrando, independente do estado e cidade, você pode fazer seu cadastro que vai valer da mesma forma.
Bom eu aqui de Brasília já fui lá e fiz meu cadastro. e lembrem-se de usar a tag para divulgar no twitter:
Você sabia que para fazer parte do cadastro de doador de medula óssea é rápido e não dói? Saiba o que fazer para se tornar um doador e salvar uma vida!
Para mais Informações: comunicacao@saude.gov.br ou http://www.formspring.me/minsaude