madalenas devem ser servidas imediatamente após saírem do forno
“Esta receita foi passada pela minha amiga Frankie Unsworth que, como eu, estudou pâtisserie na Le Cordon Bleu, em Paris”, conta Rachel Khoo. A massa da madalena pode ser preparada com antecedência e você pode assá-la para ser servida na hora do chá. E não se esqueça: as madeleines devem ser servidas sempre ao sair do forno! Confira abaixo a receita das madalenas da chef Rachel Khoo:
Rendimento: 20-24 unidades
Tempo de preparo: 1h17 minutos + tempo de descanso de algumas horas ou uma noite
Para a massa das madeleines:
Ingredientes:
3 ovos
130g de açúcar
200g de farinha de trigo
10g de fermento em pó
Raspas de 1 limão
20g de mel
60ml de leite
200g de manteiga derretida e esfriada
1 cestinha de framboesas
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Para o creme de limão:
Ingredientes:
Raspas e sumo de 1 limão
1 pitada de sal
40g de açúcar
2 gemas
Modo de preparo:
Bata os ovos com o açúcar até esbranquiçar e espumar. Coloque a farinha e o fermento em uma tigela separada e acrescente as raspas de limão. Misture o mel e o leite com a manteiga fria, acrescente os ovos e, em duas etapas, incorpore a farinha. Cubra e deixe na geladeira por algumas horas ou uma noite. Enquanto isso, faça o creme de limão.
Madalenas de limão do chef Chuck Hughes
Coloque as raspas e o sumo do limão, o sal, o açúcar e a manteiga em uma panela e aqueça em fogo baixo até o açúcar e a manteiga derreterem. Bata as gemas numa tigela, acrescente à panela e bata vigorosamente. Volte com a panela ao fogo baixo, batendo sempre até o creme começar a engrossar. Se começar a ferver, retire do fogo. Quando o creme estiver engrossado e der os primeiros sinais de que vai borbulhar, retire do fogo e passe na peneira, transferindo para uma tigela. Cubra com papel filme em contato direto com o creme e refrigere por, no mínimo, 1 hora. Ou, de preferência, por uma noite. Na hora de assar, preaqueça o forno a 190ºC. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma com cavidades para doze madeleines. Ponha o creme de limão no saco de confeitar e acople um bico fino. E então, leve à geladeira.
Sorvete caseiro de goiaba com toque de limão
Coloque uma boa colherada de massa em cada cavidade da forma e enfie uma framboesa na massa. Asse por 5 minutos, desligue o forno por 1 minuto (as madeleines ficarão com aqueles picos característicos) e, em seguida, acerte o forno para 160ºC. Asse por mais 5 minutos. Transfira as madeleines para uma grade e deixe esfriar um pouco antes de desenformá-las. Enquanto isso, lave e seque a forma e asse a segunda fornada. Enquanto assa, preencha cada madeleine com o equivalente a uma colher de chá de creme de limão. Repita a operação com a segunda fornada, depois polvilhe as madeleines com açúcar de confeiteiro e sirva imediatamente.
Crédito da receita:
Tradução de Adalgisa Campos da Silva; parte integrante do livro “A pequena cozinha em Paris”, Editora Intrínseca – lançamento no segundo semestre de 2013.
Foto: David Loftus
Receita: GNT