por Marcello Alves
Do sensacional ao assustador! Essa é a descrição exata para se referir a uma das mostras mais bacanas de São Paulo em 2014, a exposição “Made by… Feito por Brasileiros.”
Fechado há 20 anos, o Hospital Matarazzo nomeado hoje como “Cidade Matarazzo” recebe uma exposição que transita entre o bom gosto e o desprezo para muitos. Ela agrada e desagrada ao mesmo tempo. Encanta e assusta, e de fato impressiona pelas enormes instalações.
A exposição apresenta obras de 100 artistas contemporâneos, entre os quais Adel Abdessemed e Tony Oursler, e os brasileiros Beatriz Milhazes e Vik Muniz.
As obras estão espalhadas pelos 27 000 metros quadrados do prédio que é tombada pelo patrimônio histórico. Em cada canto do hospital há obras de arte!
É incrível como um local abandonado foi todo adaptado para receber tal exposição. Nada foi reformado, nada foi reconstruído, tudo está como foi deixado há 20 anos. Seu aspecto abandonado deixa a visita ainda mais fascinante, e também aterroriza muitos que passam por ali. O lugar em si é muito lindo! Mas imaginar tudo o que ocorreu ali, as tristezas, as angustias e os sofrimentos, deixa a energia do ambiente pesada. Ainda mais pelas intervenções sonoras que estão espalhadas por toda a exposição, é de arrepiar. O aspecto de abandono do prédio completa o clima das instalações, e das intervenções artísticas.
Sem duvidas o visitante já cria uma grade expectativa logo na entrada, ao ver e querer fotografar de todos os ângulos a enorme instalação do belga Arne Quinze.
E se vale a visita? É claro que vale! A exposição está sensacional em todos os aspectos. Para os que gostam de arte e para os que não têm o costume de apreciar, o lugar está repleto de arte que vale ser vista.
A exposição foi prorrogada, e estará aberta para o público até amanhã, sexta feira (17), das 10h às 12h, e das 14h às 16h.
#FeitoPorBrasileiros #CidadeMatarazzo #InvasãoCriativa #MadeByBrazilians #CreativeInvasion
Made By…Feito por Brasileiros
Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista – São Paulo/SP
Entrada gratuita




