A luminária Wing, assinada por Fernando Prado, diretor de criação da lumini, marca brasileira de soluções em iluminação, acaba de vencer o Prêmio Good Design Award 2015. Fundado em 1950 pelas arquitetos Eero Saarinen, Charles e Ray Eames e Edgar Kaufmann Jr., é conferido anualmente pelo The Chicago Athenaeum: Museum of Architecture & Design em conjunto com o centro europeu de arquitetura, arte, design e urbanismo e um dos prêmios de maior prestígio no mundo.
Wing é um projetor orientável para uso em trilho eletrificado. Possui forma e orientação inspirados no flap da asa de um avião, além de aletas incorporadas ao desenho que atuam como dissipador de calor. Com dimensões reduzidas causa pouca interferência na arquitetura, o que a torna ideal para lojas e residências – além de museus e galerias de arte, graças à sua opção de dimerização individual. A luminária conta ainda com sistema óptico que utiliza lentes de diferentes aberturas e formatos aplicadas sob um polímero difusor desenvolvido para amaciar o facho luminoso.
Este não foi o primeiro prêmio de Fernando Prado. Ele já viu outras criações suas serem reconhecidas, como Bossa, Fool, Lift e Vinte2. São mais de 60 prêmios nacionais e internacionais.