Listras + Xadrezes

Harmonia de cores, materiais e formas em visuais criativos
Harmonia de cores, materiais e formas em visuais criativos

Por:  Bernard Ramirez


O que se define na moda como charme, ou mesmo estilo, na maioria das vezes encontra-se nos detalhes e como estes são explorados tendo em mente nossa imagem como um todo. O consultor de moda e de visual merchandising de grifes famosas, Bernard Ramirez, colunista do TASTE de moda masculina, explica como elaborar de maneira objetiva e simples looks informais para as férias de verão combinando listras e xadrezes. Com sabedoria e muito estilo, o consultor francês desmistifica a ousada e temida combinação, provando que excentricidade e personalidade não rimam com mau gosto

Na moda masculina, objetivamente, quando se pensa em xadrez, quais são as marcas que vêm à mente? Duas. Vivienne Westwood e Dolce & Gabbana. São os que fazem os melhores xadrezes.

Quando o assunto são listras, as opções mais acertadas são Paul Smith e Jean Paul Gaultier.

A cada coleção outros estilistas, segundo suas inspirações, jogam com os temas de listras e xadrez, misturando-os, respeitando a harmonia de cores, de materiais, de formas, resultando em efeitos surpreendentes, ultra criativos.

Seguem as explicações sobre os 4 painéis com looks que elaborei especialmente para os leitores do TASTE:

1. Look Roberto Cavalli + Emporio Armani + Kenzo
Este look apresenta um clima bem de verão, mas opta por uma postura mais urbana, mais esportiva. O homem moderno tem todo direito de andar de bermudas em qualquer cidade do mundo quando faz muito calor, desde que certos códigos de vestuário sejam respeitados. No caso, aqui, quais são eles? Em 1º lugar: o blazer. Em 2º: as cores chiques como o marron-alaranjado. Por fim, o 3º ponto importante: a audácia de reunir diferentes listras e formas geométricas em um só look.

 

2. Look Paul Smith + Etro
Esta é uma proposta com um quê “very British” mas ultra moderno. A sofisticação da estampa flamejante da malha de manga longa com a estampa da calça de listras sobrepostas por flores e folhas fica muito interessante. O conjunto prova que excentricidade não rima necessariamente com mau gosto. É uma questão de olho para cor e proporção.

 

3. Look Jean Paul Gaultier + Kenzo
Quando o look é composto por uma camiseta listrada sem mangas e uma calça xadrez alguns dirão que se trata de uma mistura ousada para o homem mais tradicional. Porém, a dica para o equilíbrio está em um ponto: nas cores. Se as cores das duas peças tendem para o tradicional a ousadia não é das maiores, acredite. O lance para não cair no ousado demais é quebrar o visual, transformando-o em uma silhueta clássica com uma peça: um blazer marinho. Sacou?

 

4. Look D&G + Vivienne Westwood
Outro tema que eu gostaria de explorar é a mistura de duas padronagens de xadrezes vermelhos, com uma calça listrada, dobrada, bem verão a beira do mar, fim de tarde, perfeito, por exemplo, para transitar no Festival de Cannes. Chique, não? Ao mesmo tempo esta silhueta pode se tornar mais urbana com apenas um simples toque: desfazendo-se as dobras da calça. O aspecto ousado deste look é contrabalançado pelo visual de conforto que ele transmite visualmente.

Quem, como eu, não quer ser criativo e receber elogios para inflar seu ego?

Brincar com as roupas torna-se divertido e mesmo estimulante quando entendemos o conceito, conhecemos algumas regras estéticas e estamos abertos a receber dicas de fontes confiáveis. É infinitamente mais prazeroso que apenas copiar.

Prazeroso também é receber elogios pelas combinações que você conseguiu criar e lhe caem bem, afirmando a sua personalidade e marcando um diferencial na sua presença no seu meio social e na sua vida profissional.

Faça suas escolhas! A vous de juger! alt

 

Sites das grifes do editorial

www.robertocavalli.com

www.armani.com

www.kenzo.com

www.paulsmith.co.uk

www.etro.it

www.jeanpaulgaultier.com

www.dolcegabbana.com

www.viviennewestwood.co.uk

 

post

Deixe um comentário