LEBLON de Patos de Minas, para o mundo #Orgulho#

Cachaça Leblon atinge a marca de 10 milhões de caipirinhas vendidas nos EUA

A ultra-premium Cachaça Leblon alcança o incrível número de 10 milhões de caipirinhas vendidas nos Estados Unidos, desde o lançamento da marca no país em 2005 

A Cachaça Leblon dá mais um passo rumo à consolidação do segmento premium no mercado de cachaças. Após investimento do americano Steve Luttmann em um produto tipicamente brasileiro, é a vez do master-distiller francês Gilles Merlet apostar em nossas terras. De olho no aquecimento deste mercado e mostrando que os franceses não entendem apenas de champanhe e conhaque, Gilles adquiriu uma moderna destilaria em Minas Gerais. O novo estabelecimento, denominado “Maison Leblon”, está localizado na região de Patos de Minas – coração fértil do estado devido à sua alta altitude, que traz ainda mais sabor à cana. O espaço servirá de modelo para a produção de cachaça no Brasil, oferecendo à Leblon a chance de atender a crescente demanda – local e internacional – por seu sofisticado destilado.  
“Com esta destilaria, poderemos dar continuidade à aplicação de nossas exclusivas técnicas artesanais enquanto atendemos ao crescimento da procura por Leblon”, afirma Gilles, co-fundador da Leblon e responsável pela elaboração de um processo especial de destilação para a marca. “Quando conheci a cachaça, pude perceber que os processos de colheita, fermentação e destilação eram muito similares ao que eu e minha família fazemos há séculos na produção de conhaque e que poderia utilizar as mesmas técnicas para produzir uma cachaça de qualidade superior”, explica.
A primeira etapa do processo desenvolvido por Gilles diferencia-se pela colheita manual da cana-de-açúcar – que recebe dois cortes – e pela prensa. “Somente a prensa suave preserva as características vegetais mais nobres da cana”, diz ele. A garapa, então, é armazenada em tonéis de aço e passa por refinada e exclusiva fermentação. Na próxima fase, a destilação é feita em alambiques de cobre, somente uma vez, para preservar o aroma original da cana.
Em seguida, o diferencial de Leblon: os melhores “frutos” são envelhecidos em barricas de carvalho francês, anteriormente utilizadas no envelhecimento de conhaque e, quando são removidos os componentes alcoólicos indesejáveis, a bebida ainda passa por tripla filtragem orgânica. O francês Gilles, cuja família atua há décadas na produção de sofisticados destilados e vinhos na região francesa de Cognac, conduz a produção de cachaça como um vinho fino ou elegante conhaque. O resultado é uma cachaça de qualidade superior às degustadas pelo paladar exigente dos amantes da bebida, apresentada em uma garrafa de alta costura francesa – feita com vidro cristalino da Normandia.
Disponível no Brasil, nos Estados Unidos e em partes da Europa e da Ásia, Leblon figura nas prateleiras dos mais renomados estabelecimentos, tendo sido eleita a “Top Cachaça do Mundo” no concurso de destilados de São Francisco por três anos consecutivos – 2006, 2007 e 2008. Ainda como prova de sua elegância, o produto recebeu o prêmio “Best of Class 2007” na London Rum Experience.
Nos Estados Unidos, a marca lidera o avanço na venda de cachaça, a categoria de destilado que mais cresceu em 2007. No Brasil, Leblon é a pioneira na criação de um novo segmento de cachaça premium nos principais bares e restaurantes do país, como Hotel Fasano, Academia da Cachaça, Roberta Sudbrack, Antiquarius, Parigi e Casa Santa Luzia. 
“Cada etapa do processo de produção da Leblon é meticulosamente realizado, resultando em um produto final que traz excelentes qualidades sensoriais”, explica Amazile Maia, PhD e especialista em cachaça, além de ex-professora de engenharia bioquímica da Universidade Federal de Minas Gerais e fundadora e diretora do prestigiado LABM – Laboratório de Análise, Pesquisa e Consultoria em Alimentos, Bebidas e Meio Ambiente. O destilado também conquistou o reconhecimento de Manoel Beato, sommelier do grupo Fasano. “Leblon representa tudo aquilo que eu sempre procurei em uma verdadeira cachaça: sutileza, aromas intensos e textura – tudo isso sem o gosto em excesso da madeira”, resume.  
Para mostrar na prática o segredo do sucesso e fazer com que nós, brasileiros, possamos orgulhar-nos da produção desta elegante bebida, a Leblon planeja abrir a nova destilaria para tours. “Amo o Brasil e estou encantado com o potencial da cachaça. Queremos dividir com o mundo as incríveis qualidades que este destilado brasileiro tem a oferecer no segmento premium”, conclui Gilles.


CAIPIRINHA OF THE MONTH


Leblon James

La Marea at the Tides South Beach
Miami Beach, FL

  • 1 1/2 oz Leblon Cachaça
  • 1 1/2 oz Chipotle-infused agave
  • 3oz Watermelon
  • 1/4 Lime
  • 1/4 Orange
  • 2 Basil leaves
    Puree watermelon with agave nectar. Then combine all ingredients in a mixing tumbler, add ice and shake vigorously. Strain into a martini glass. Garnish with basil and an orange twist.

    Deixe um comentário