Duvidas ao usar as famosas “hashtags”? Aprenda a usar #ootd, #tbt dentre outras…

hashtag-para-que-serve-blog-dudu-gontijo

Foto: Reprodução

O Twitter veio com força total com seus famosos 140 caracteres, muita informação na sua maioria inútil, mas muito divertida, vieram também as hashtags. E com a popularização dos APP`s e criação de novos e mais interessantes como o Instagram a mania de usar as # é quase que 100% de todos adeptos.

São inúmeras #inlove #tbt #bbf #fbf depende da criatividade dos usuários, mas algumas expressões se tornaram mundialmente conhecidas, mas a maioria das pessoas ainda me perguntam o que elas significam, então resolvi colocar o significado de algumas aqui.

#repost: anunciar novamente, publicar novamente; enviar novamente uma mensagem

#regram: Repostar uma imagem já publicada no Instagram, por você ou outra pessoa, explique a situação.

#selfie: com a famosa publicação da apresentadora Ellen DeGeneres no Oscar do ano passado, essa é fácil. Pra quem ainda não sabe, é quando a pessoa posta uma foto dela mesma, as pessoas mais “antigas”.

Curiosidade: o respeitabilíssimo Dicionário Oxford, o mais extenso da língua inglesa, anunciou que um novo verbete passaria a figurar em suas páginas: selfie, que reúne o substantivo self (eu, a própria pessoa) e o sufixo ie. Eis sua definição: “Fotografia que alguém tira de si mesmo, em geral com smartphone ou webcam, e carrega em uma rede social.” Os responsáveis pelo Oxford informaram que o dicionário surgido no século XIX aceitou o novo verbete porque as citações a selfie cresceram 17.000% neste ano – mensalmente, um programa coleta mais de 150 milhões de palavras em publicações variadas e analisa a recorrência delas. O ingresso do termo no Oxford, no entanto, não é apenas fruto de uma estatística. É o reconhecimento de um fenômeno global. Tornou-se um gesto comum esticar o braço segurando o celular apontado para o rosto, e depois compartilhar a foto no Instagram, Facebook ou similares. O selfie pode revelar um estado de espírito ou ser um meio de autopromoção. Anônimos e famosos aderiram. Em excesso, selfies podem até fazer mal, alertam psicólogos. O selfie não é invenção do mundo digital, é bom frisar (mas é igualmente importante reconhecer que a tecnologia transformou a prática). O primeiro registro reconhecido como tal data de 1839, assinado pelo fotógrafo Robert Cornelius. Os adolescentes também abraçaram a ideia muito antes do Instagram. Em 1914, Anastasia Nikolaevna, de 13 anos, filha do czar Nicolau II da Rússia, posou em frente a um espelho. Logo após o retrato, disse: “Foi muito difícil, minhas mãos tremiam.” O próximo passo, é claro, foi compartilhar a imagem com os amigos. Sem acesso ao Facebook, usou cartas.

#tbt: abreviação do inglês de Throwback Thursday, que quer dizer algo como ‘quinta da nostalgia’. Não se sabe como começou ou quem definiu a quinta-feira como dia escolhido para postar fotos antigas. Por exemplo, fotos de infância, de momentos especiais, algo que esteja com saudades, momentos ou pessoas, mas muito importante, a foto tem que ser antiga ta?

#fbf: a sua quinta foi muito corrida ou sua net estava com problema, ou estava no campo e não tinha cobertura da sua operadora? Não tem problema, poste sua foto antiguinha na sexta mesmo, use o #fbf neste caso abreviação de Flashback Friday, em português, nada ao pé da letra, ok? Mas mais ou menos isso: Memórias de sexta.

#ootd: significa ‘outfit of the day’, versão em inglês de #lookdodia. Então poste seu look sem esquecer a hashtag.

#nofilter: essa é tranquila demais, sem filtro, fotos postadas sem filtro algum, não pode trapacear, ta bom? rsrsrs. Muito usada em fotos de pôr-do-sol, campo, montanha, mar e muitas outras situações, até mesmo quando você fez aquela selfie e por um milhão de coisas, luz, humor, paz de espirito você ficou lindo(a) e claro, não pode deixar de informar um dos momentos únicos na vida, não é mesmo?

#lategram: indicada para postar fotos que você fez e não conseguiu postar no mesma hora do seu corrido dia, não importa o motivo, sinal ruim, falta de paciência, o importante é que sua foto vai poder ser postada sem tantos problemas

#tgif: abreviação de “Thank God It’s Friday” (em português “Graças a Deus é Sexta-Feira”) todo munda gosta da aproximação do final de semana, ou não? Eu amo, amo o final de semana e também o uso das hashtags, caso ainda não me siga no insta, me procure, IG: @Dudu_Gontijo

Info by estudokids.com.br

HASHTAG – PARA QUE SERVE?

A hashtag (#) é também conhecida como o símbolo do jogo da velha ou cerquinha, sendo um dos sinais mais utilizados por usuários em redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram. Mas afinal de contas, para que serve a hashtag? O termo hashtag tem origem do estrangeirismo. É inglesa e o termo ganhou adesão entre os usuários do mundo inteiro. Você pode não saber do que se trata o seu real resultado, mas com certeza já viu este símbolo sendo utilizado em postagens de seus amigos e artistas.

 

Hashtag dentro da informática

 

Dentro do campo da informática, o símbolo é utilizado para incorporar um comentário em um determinado grupo de discussão da internet, basta acrescentar a “#” à mensagem que ela constará no tópico de assuntos mais comentados do dia. Quando clicamos na#mensagem, ela se transforma em um hiperlink (trechos de texto que ligam uma página a outra), que te redicionará a uma página na qual estão disponíveis os comentários de outros usuários na rede.

As hashtags são compostas de palavra-chave, de determinado assunto que antecedida pelo símbolo (#). Em mecanismos como o Google é possível realizar uma busca de determinado assunto através de sua hashtag, tendo acesso a todos que compartilharam do mesmo assunto ou discussão. No Twitter, por exemplo, as hashtagsutilizadas ficam agrupadas no menu Trending Topics, localizado na barra lateral do microblog.

O ideal é se utilizar das hashtags como indexadores de conteúdo, facilitando na busca por outros usuários através de um determinado tema, por exemplo, #starwars (menção a algum tópico de discussão sobre o filme ou novidade). O uso demasiado da hashtag dentro do campo online, prejudica a leitura da mensagem, e proporciona qualidade negativa ao conteúdo, desestimulando, inclusive seus seguidores.

 

Hashtag na língua portuguesa

 

Dentro da língua portuguesa não é correto#escreverdentrodeumtexto #tudojuntodestaforma, afinal sabemos o quanto dificulta a leitura. Muitas pessoas entraram nesta moda e algumas abandonaram os sinais de pontuação e acentuação da língua portuguesa, esta forma de escrever tem sido empregado para gerar efeito de humor, mas de forma desnecessária torna o texto exagerado e de difícil compreensão.

A internet trouxe novidades que alteram a maneira que falamos e escrevemos, porém vale apena ficar atento ao uso da linguagem correta, pois um determinado comportamento inadequado dentro do uso da língua portuguesa pode prejudicar o entendimento, causando confusão, por exemplo, quando o estudante estiver desenvolvendo uma redação, estando tão acostumado a#escrevererrado.

O uso inadequado da escrita pode afastar o real e importante conhecimento que deve ser aplicado em nossos estudos.

 

Hasta luego.

Deixe uma resposta