A orientação dos especialistas é para a compra imediata do dólar. Alexandre Milanov, gerente de Câmbio Turismo da TOV Corretora, dá a dica: “O dólar para compra hoje está excelente para o turista. Neste momento, eu compraria para viajar sossegado, sem medo nenhum”.
Felipe Pellegrini, gerente de Operações do Banco Confidence, é favorável à ideia de compra da moeda aos poucos, para diminuir o risco de adquiri-la cara. “No momento, a maioria dos analistas tem mostrado que vai continuar em queda [o dólar], mas é sempre bom ficar de olho nos noticiários, para não ser pego no contrapé”. Já Milanov defende essa ideia também por outro motivo: “Se comprar aos poucos, não vai ter tanto impacto no orçamento mensal”.
Especialistas também sugerem efetuar a compra de moeda americana em cartão pré-pago -que pode ser carregado no Brasil com a moeda estrangeira e ser usado no exterior para saques e compras -, ainda mais depois de o governo ter elevado o IOF em compras com cartões de crédito no exterior de 2,38% para 6,38%. “O cartão pré-pago é a melhor opção no momento, veio em substituição ao traveller check. O turista escapa do IOF do cartão e do risco cambial”, explica Pellegrini.
Para Pellegrini, é sempre importante comprar a moeda do destino quando for viajar, mesmo que nele seja aceito o dólar, para que não tenha de fazer uma operação de câmbio no exterior em uma casa que não conhece.