DICAS, PARA BEM SERVIR

À FRANCESA
arranjos-para-paredes-centros-de-mesa-e-blog-dudu-gontijo
Quando você já tem alguma experiência gastronômica, ou ao menos alguém que faça para você, é hora de se atrever a oferecer um almoço ou jantar.
Dependendo do tamanho da sua mesa e do número de convidados, uma das opções é  servir à americana, ou seja, os pratos e talheres sobre a mesa e os convidados se servem e sentam-se em outros lugares. É a maneira mais simples, mas menos cômoda. Nesse caso, é melhor se preocupar com o menu e não oferecer nada que seja complicado comer. Por exemplo, cortar um medalhão no colo ou tirar o scargot da conchinha não é nada trivial. Portanto, antes de pensar em um prato que pareça chic, imagine se é prático.
Uma refeição na mesa tem seu charme e regras. A vida moderna e a intimidade com os amigos ou família permitem que você quebre algumas ou muitas delas, mas é bem diferente você quebrar um protocolo por ignorância que por opção.
Quer fazer algo bem informal entre amigos? Ótimo! Nenhum problema, mas às vezes você quer se exibir um pouquinho, né? Fazer alguma coisa mais elegante ou elaborada, homenagear alguém, enfim, acho que um prazer não elimina o outro.
Um ponto importante, sempre que você convida uma pessoa para sua casa é para que ela se sinta bem. O objetivo de fazer uma refeição mais especial é de homenagear seus convidados, se você acredita que é alguém que pode se sentir menosprezado ou intimidado com a formalidade, não faça. A idéia é que seu convidado saia se sentindo um rei, e não constrangido porque não sabe que garfo usar primeiro. Pelo outro lado, você foi convidado e não sabe bem por onde começar, se for amigo mais íntimo, pergunte com bom humor, brinque; se é uma pessoa mais tímida, faz cara de paisagem e observe o que os anfitriões fazem, pronto! Às vezes a gente esquece, ninguém nasce sabendo.
Mas os anfitriões precisam saber.
Em um jantar formal, até a ordem dos convidados na mesa obedece a um protocolo que considera a idade, sexo, nível de instrução e importância das pessoas. Mas vamos simplificar nossa vida? Essa parte a gente deixa de lado um pouquinho e vamos considerar que todos nossos convidados tem igual importância, o que francamente, para mim é verdade. Muito bem, de uma maneira ou de outra, é sempre a anfitriã quem senta primeiro à mesa e quem define a hora de levantar.
Portanto, anfitriã, sente-se e encaminhe os convidados aos seus locais. As pessoas gostam que alguém defina onde elas devam se acomodar, elas não querem tomar essa decisão.
Agora, por exemplo, muitas vezes sou eu quem servirá o jantar e preciso me locomover. Nesse caso, deixo claro qual é o meu lugar, normalmente pela facilidade de locomoção até a cozinha, e Luiz se encarrega de acomodar os convidados. Isso é outra coisa importante, quando se trata de um casal de anfitriões é bem mais fácil, porque a gente divide responsabilidades.
Então tá, mas esse é o durante. Antes, você precisou arrumar a mesa, certo? Muitas vezes a gente está careca de saber o que vai onde, mas na hora “h” dá um branco e sempre aparece aquele detalhe que te deixa na dúvida, do tipo, tem um lado para virar a faca? Pois vamos lá!

 

Deixe um comentário