Decore o reveillon

Designer dá dicas de como decorar os ambientes da festa de ano novo!

A Ana Maria Braga mostrou no Mais Você como decorar a mesa para a festa de ano novo em casa. Agora o designer de interiores Erinaldo Lucena explica como fazer mais decorações e truques pra transformar o estilo de Natal em estilo de réveillon!
Confira abaixo as dicas do decorador.

Costumo dizer que a festa de réveillon é uma comemoração flexível, porque diferentemente do Natal – que é uma celebração mais comedida e familiar -, a recepção do ano novo concilia sofisticação e descontração em um clima muito mais natural. Por conta dessa característica, pensar em soluções práticas de decoração da casa para este evento pode ser mais simples do que se imagina.

O primeiro passo para acertar na estilização da sua festa é escolher as cores certas para compor os ambientes. Prefira combinações como branco com prata ou amarelo com dourado para usar em detalhes na casa inteira. Misturar um pouco de tudo não é legal – fica pesado visualmente e de gosto duvidoso. Para não correr o risco de errar, portanto, minha sugestão é apostar no branco com prata, porque são cores que remetem à modernidade e elegância.

Na sala, é preciso caprichar ao máximo! Como se trata do ambiente principal em uma recepção, o anfitrião deve buscar alternativas que deem a ela um destaque maior. Se tiver um biombo em casa (aquelas divisórias antigas de estilo japonês), uma boa ideia é colocá-lo à frente de uma das paredes da sala e com tecidos brancos afixados em sua parte superior (com pregos ou fixação com grampeador de marceneiro estofador), ou formar cascatas de pano, falsas cortinas. No caso de um biombo grande, isto é, de seis partes (custa em torno de R$480), fica ainda mais bonito porque dá para pendurar três ou quatro recortes verticais de tecido (três ou quatro falsas cortinas).

Sabe as bolas e adereços de cor prata que você usou no Natal? Faça cachos com elas (como cachos de uva), unindo-as com fios de nylon. Depois de prontos, você pode pendurar os arranjos em diferentes pontos da casa, e usá-los ainda como prendedor das cortinas (tanto nas do biombo quanto nas das janelas). Fica muito charmoso! Outra opção é escolher um canto da sala e pendurar as bolas uma a uma no teto, também com fio de nylon. Neste caso, uma das extremidades do fio deve estar presa no gancho da bola e a outra na face superior do ambiente. Para não ter que furar o teto, basta comprar ganchinhos de silicone autoadesivos e fixá-los nele.

Já em relação à mesa, não se esqueça das velas. Coloque-as em copos de whisky ou em outros recipientes adequados, tomando o cuidado de forrá-los antes com arroz e sal grosso. Além de atrair fartura para o ano que chega e afastar o mau olhado, é uma maneira de incrementar ainda mais o visual em construção. Os guardanapos de pano brancos devem estar enfeitados com prendedores prateados ou fitas da mesma cor.

Os refletores ou piscas-piscas usados na árvore de Natal, desta vez, devem ser direcionados para as cortinas. Esse detalhe dá um ar mais intimista ao ambiente e destaque para os tecidos. Em cachepôs de madeira ou de vidro, outras velas podem ser distribuídas pela casa, em locais estratégicos – como mesinhas de canto da sala, lavabo e em alguns espaços vazios que se queira valorizar. No caso dos cachepôs de vidro, é necessário que se coloque aproximadamente 50 ml de água no recipiente, para que a cera derretida da vela não grude no vidro e o comprometa.

Use também balões brancos perolados e transparentes para arrematar o conjunto de detalhes que você escolheu. Eles vão dar um efeito glamuroso em sua festa, e dá até para usar alguns na decoração aérea, desde que estes sejam inflados com gás hélio. Se tiver piscina, jogue uma boa quantidade deles também sobre a água. E, se quiser, escolha um espaço do interior da casa para deixar alguns no chão mesmo – mas, nesta alternativa, é melhor não inflá-los ao máximo para não estourarem com facilidade.

Falando nisso, dê atenção especial para a decoração aérea! Como se trata de uma festa em que as pessoas ficam de pé a maior parte da noite – às vezes dançando e pulando, com os braços em movimento -, ornamentos que desçam muito próximo a altura dos convidados podem ser atingidos, derrubados, e causar constrangimentos.

O custo desta ambientação gira em torno de 40 a 60 reais. Caso o anfitrião não tenha um biombo e queira acrescentar a decoração sugerida com a estrutura, adicione ao valor mais ou menos R$480.

Clique aqui e veja a nossa galeria com fotos de decoração de réveillon!
Agradecimento: Erinaldo Lucena. Blog: studioerinaldolucena.blogspot.com

post

Deixe um comentário