Por Dudu Gontijo
Vejo como um dos acessórios mais charmosos e elegantes, tanto para mulheres quanto para homens, é sempre usado pela realeza. Teve seu ápice na década de 60 e voltou à tona há alguns anos e continua em voga. Sim, ele o “chapéu” acho maravilhoso, mas é necessário bom senso ao usá-lo.
A pedidos dos leitores do meu blog, resolvi fazer um apanhado de varias informações para mulheres e homens.
“O chapéu pode ser um acessório que vai transmitir senso de humor, formalidade ou caricatura. Quem usá-lo precisa carregar. Tem que usar, ter estilo, ser criativo e se sentir bem, porque é um acessório diferente. O brasileiro não está acostumado”, garante a consultora de imagem Carolina Fernanda Baetta.
Como escolher o modelo adequado para seu estereótipo? Deve ser observado o formato do seu rosto como também a sua altura, dentre outras informações.
“Tem que ser proporcional. Se a mulher é muito alta e tem rosto grande, precisa ter um chapéu maior, um chapéu muito pequenininho iria ficar perdido nesta mulher”, informa Carolina.
Além de lindos e super charmosos é também usado para disfarçar pequenas imperfeições e além disso suaviza as linhas do seu rosto.
“Um rosto mais anguloso pode usar um chapéu com formas mais arredondadas. Um rosto redondo utiliza modelos com formas mais geométricas”, conta a consultora. É muito importante usar com o máximo de simplicidade, e por serem chamativos é bom ter cuidado.
Se você pretende ousar no verão, as cores são uma ótima opção, escolha a que mais gosta ou que mais combina com seu tom de pele. “O chapéu vai ser o destaque, o resto tem que ser neutro. Quem tem medo de apostar nele, pode utilizar um modelo de cor neutra e roupas coloridas.”
O chapéu é um acessório de destaque, então diminua a mão na sua roupa ou em outros acessórios, você está usando um chapéu então o deixe brilhar.
Mulheres: lembre-se de usar brincos e colares modestos, prenda seus cabelos quando usar um exemplar de abas longas e deixe a cabeleira solta, usando um que não tenha abas.
Como hoje ele é um acessório de moda e poucos usam verdadeiramente pra proteger do sol ou vento como era seu destino efetivo, temos algumas regras importantes que devem ser seguidas.
Você tem uma festa baphonica e quer arrasar como a mulher mais elegante da noite? Negativo gata, não fique triste com a informação, mas o acessório é indicado somente até as 18 horas. Então nada de chapéu à noite, a não ser que você esteja em uma fazenda, em um ambiente totalmente informal e somente queira se proteger do sereno.
Usando um bom chapéu
Sempre que for usar este lindo acessório observe bem o ambiente aonde vai usá-lo, a forma que você deseja escolher para ocasião e suas próprias formas. Segure seu look para que não se sinta desambientada.
Dicas importantes:
Nunca em tempo algum: não combine o chapéu com sua linda roupa, vai ficar como a realeza inglesa. Sei que a senhora quer ser uma rainha, mas interpretar a Rainha da Inglaterra não vai ficar legal, eu garanto.
Brinque um pouco com o visual em ambientes informais, mas em ocasiões formais equilibre o look, vista sua produção e se sinta segura com todos os detalhes, para não ficar perdida.
Use chapéus com abas longas com cabelos curtos, médios ou presos, boinas e bonés podem ser usados com cabelos soltos.
Se você é mais discreta e não quer tanto destaque, use cores neutras ou cores próximas ao seu cabelo.
Para o seu rosto: formas arredondadas podem suavizar rostos angulosos, já os geométricos disfarçam um rosto arredondado.
Se você tem uma estatura privilegiada pode abusar de formas mais exuberantes e não economize no tamanho, com certo bom senso. Um chapéu muito pequeno pra você não vai ficar legal.
Seja o mais casual possível, não queira chamar a atenção com chapéus extremamente glamorosos. E fica a dica: Menos é mais.
Nunca usar:
Agora falando para os homens.
Como para mulheres, para os homens também são símbolos de elegância e status social. Ha muitos séculos, entraram no nosso guarda-roupa e é só sucesso. Além de dar um ar moderno e sofisticado, protegem o rosto e cabelos do sol e vento. Com milhares de estilos, texturas e cores, os chapéus, boinas, bonés, toucas, fazem a cabeça dos homens mundo a fora.
Muito usado por celebridades, famosos e fashionistas dão um toque especial ao nosso look e o estilo é super aprovado pelas mulheres.
Os estilos se misturam em casual, modernos, clássicos, sofisticados e algum ultra ousados, são confeccionados com a mais diversificada mistura de matérias primas, dentre elas: tecidos variados, couro, camurça, feltro, fibras sintéticas e naturais. As toucas e boinas podem ser construídas em até em tricô.
Ao contrário das mulheres, os homens podem abusar dos chapéus tanto durante o dia como a noite, mas lembre-se, são ideais para ambientes abertos, e se for a noite, opte por modelos mais clássicos e elegantes. Para dias frios é ideal, aproveite.
Para homens, os chapéus podem ser coordenados com estilos de roupas variados. Para o frio e para o verão os modelos são bem distintos. No frio use chapéus com tecidos mais grosos e também aposte em boinas. Para o verão use modelos mais leves de palha ou algodão. O panamá é sempre uma boa aposta, coordene com bermudas e jeans.
Em ambientes mais elegantes que pedem mais requinte, escolha chapéus com cores sóbrias e sempre mais discretos e podem ser usados com ternos e blazers.
Já em ambientes mais informais use com jaquetas de couro, jeans e para os mais estilosos podem apostar no cachecol, mas tome cuidado para não ficar parecendo uma boneca.
Sobre as cores: cores escuras, claras como o marfim e branco são mais elegantes. Cores chamativas como listras e estampas pedem looks ousados. Chapéu claro, por exemplo, com roupas escuras, preta, marrom ou azul marinho é uma boa aposta.
Assim como para as mulheres, os homens também devem observar estatura e formato de rosto para escolher o modelo mais indicado.
Cuidados com seu acessório precioso: sempre os guardem em caixas que não permitam a entrada de luz, escove para tirar a poeira e nunca deixe em ambientes úmidos. Você pode moldar o seu chapéu com delicadeza, não os vinque grosseiramente para não prejudicar seu modelo.
Nos brasileiros temos a sorte de ter logo aqui em São Paulo um ‘’Rei francês’’ dos chapéus, Monsieur Maurice Plas, ou Maurice, como ele gosta de ser chamado.

Maurice é especialista na arte de construir chapéus sob medida, seu ateliê é no mesmo lugar a mais de 50 anos e sempre manteve sua clientela de alto padrão da fina flor paulistana.
Quem quer conhecer um pouco mais da historia deste simpático francês quase brasileiro? Entre aqui.
Concluindo: no mais é abusar deste acessório tão característico, tão antigo e ao mesmo tempo tão atual. Os chapéus dão originalidade e muito estilo ao visual de homens e mulheres e podem dar um ar diferenciado ao que você está acostumado no dia a dia, então aproveite as dicas.
Kisses