Guardanapos:
De pano, por favor! Depois de todo esse trabalho, não vamos estragar por um detalhe. Todo mundo tem máquina de lavar, né não? Fica muito mais elegante. É possível até deixar um guardanapo de papel também para as mocinhas que podem ter ido com um batom mais vermelho e se sintam constrangidas em usar seu guardanapo lindo de linho bordado no Ceará, se for muito amiga, tudo bem. Mas essa foi uma coisa que já aprendi, se você recebe gente em casa, não pode ter pena de nada que seja utilizado. Se está com medo que quebre ou suje, não use! Por outro lado, qual é a graça de ter qualquer coisa que não se possa disfrutar? Use guardanapos brancos e depois põe tudo de molho na água sanitária, vai ficar limpinho, pode acreditar.
Há maneiras diferentes de dobrá-los, qualquer dia desses, escreverei sobre isso. Mas por hoje, o importante é que estejam limpos, dobrados e colocados sobre os pratos ou suplats. Também existe a possibilidade de estarem dentro de uma das taças.
Para utilizá-los, devem ser dobrados ao meio, colocados no colo, do joelho para cima, com a parte que abre para dentro, ou seja, abertura virada para sua barriga. Assim você pode limpar seus dedos sem manchar sua roupa.
Aproveito para dizer que, ao terminar a refeição, o guardanapo não deve ser dobrado outra vez, mas simplesmente deixado sobre a mesa.
Entretanto, há uma exceção, quando você está hospedado na casa de alguém que utiliza guardanapos de pano, quando terminar de comer você dobra o guardanapo bonitinho e o deixa na frente do seu lugar. É uma maneira de demonstrar boa vontade e dizer para anfitriã que você é de casa, quer poupar o trabalho dela e ela não precisa se preocupar em trocar os guardanapos de pano em todas as refeições.