Por Joamar Gomes
Entenda seu passado. Harmonize seu presente. Construa seu futuro.
O ano 2011, passou!
Mas sem nostalgia, sem aquela sensação que às vezes nos acomete quando olhamos para trás e pensamos: poxa, eu podia ter feito isto ou aquilo. O ano de 2011 foi um ano de superação, muitas realizações para mim e me sinto uma pessoa abençoada. Como se uma energia, uma áurea tivesse me envolvido com uma sensação de paz e tranquilidade. O que era velho e ultrapassado, ficou no passado.
“O que passou, passou!” ( 2 Cor 5:17).
E o futuro começa a se delinear bastante promissor, cheio de promessas e expectativas boas. Sei que o ano que começa vai ser de muito trabalho, mas isso me encanta, me entusiasma, me enche de esperanças e de vontade de viver.
Mas, por que será que mesmo assim tantas pessoas insistem em viver de acontecimentos passados? Por que deixam de viver o presente para estarem presos em tudo aquilo que já foi e não irá voltar? Por que algumas pessoas insistem em dificultar a vida, deixando as feridas abertas e expondo as vísceras? Por que não virar a página e começar de novo? Sinceramente não consigo entender porque algumas pessoas insistem e colocar a água podre da mágoa em seus corpos. Não seria mais simples apenas viver e deixar viver?
É verdadeiro afirmar que o que somos hoje dependeu exclusivamente de nossas escolhas e decisões do passado, sendo certo que a omissão é um ato de escolha.
Eu escolho quem vai participar da minha vida. Eu escolho com quem vou viver. Eu escolho se sou vítima, guerreiro ou se tanto faz. Portanto, as escolhas são minhas.
Isso posto, é óbvio que não posso responsabilizar ninguém pelas minhas derrotas e/ou vitórias. É muito fácil dizer “ o inferno são os outros”!
Minha felicidade e meu destino estão em minhas escolhas e conseqüentes atitudes.
Nossas escolhas podem nos unir ou nos separar de algumas pessoas, mas não existe força que nos faça esquecer daquelas que, por algum motivo, um dia nos fizeram felizes ou não. Obviamente que foi escolha delas!
Existem pessoas que preferem o contrário: mNão esquecer o que passou, não perdoar os erros e assim levarem uma vida de problemas e desencontros. Novamente é uma questão de escolha.
Não permaneça preso ao passado nem a recordações tristes.
Não remexa uma ferida que está cicatrizada ou em processo de cicatrização. O que passou, passou!
Deste momento em diante, procure construir uma vida nova, na direção do alto, caminhando para frente… e não se esqueça: “ A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para frente.” ( Soren Kierkegaard )
Feliz Ano Novo pra mim e para vocês, com esperanças renovadas!