Um novo champagne Dom Pérignon está sendo apresentado, no momento apropriado para se preparar para a comemoração das festas de final de ano.
Dom Pérignon Vintage 2002 reúne características e personalidade marcantes, que o tornam um champagne especial e único.
O lançamento de uma nova safra é o clímax, após anos de árduo trabalho, tanto nos vinhedos quanto nas adegas, durante o descanso dos barris. O fato do Vintage 2002 estar sendo aclamado pela crítica especializada é uma motivação especial e uma espécie de recompensa para o mestre de caves, Richard Geoffroy, e seus colaboradores.
Para ser considerado Vintage, um champagne deve seguir alguns pré-requisitos obrigatórios. Para começar, sua safra deve ser ter sido perfeita, com condições climáticas ótimas e precisas. Após a extração, o champagne deve envelhecer por pelo menos 7 anos antes de seu lançamento. Além disso, características marcantes como a fragilidade e sua personalidade devem refletir os aspectos de sua safra.
A safra de 2002 contou com um período primaveril quente e seco, com insignificantes geadas, e a floração das parreiras beirou a perfeição. O verão foi marcado por longos dias ensolarados, intercalados com dias regularmente nublados e chuvosos. A perfeição das condições climáticas surpreendeu a todos, especialmente após as pesadas chuvas que assolaram os terroirs entre os meses de Agosto e Setembro.
As uvas desta safra renderam ótimos resultados, e a desidratação dos frutos ajudou a alcançar níveis mais altos de maturação. A colheita começou entre 12 e 28 de Setembro.
Ao olfato, o novo Dom Pérignon Vintage 2002 conta com notas de amêndoas frescas em sua abertura, que se abrem imediatamente para acordes de limão e frutas secas, com leves nuances que se caracterizam como defumadas e tostadas.
Ao paladar, a presença do champagne é simplesmente cativante. O paradoxo entre a forte concentração e a suavidade cria sensações diferenciadas no interior da boca, aquecendo-o e dissipando energia e personalidade. O foco principal nas frutas é substituído por notas mais profundas. O resultado é um champagne perfeito, intenso e com uma elegante pitada amarga.
Richard Geoffroy, o chef de cave da maison Dom Pérignon, tem viajado ao redor do mundo apresentando o novo Dom Pérignon Vintage 2002. Dentre suas lembranças sobre esta safra especial, ele se recorda “da textura suave e emborrachada” do início da maturação, e “do aumento de densidade e caráter após alguns anos, lembrando a arrogante safra de 1996”. Em 2002, “o champagne mostrou evolução ao revelar uma complexidade de sabores e aromas ainda maior, mostrando opulência e plenitude ao atingir o período máximo de envelhecimento”.
Sem dúvida, o champagne Dom Pérignon Vintage 2002 é uma das perfeitas companhias para brindar os excelentes resultados de 2011 e receber 2012 com energias renovadas e muita sorte!
Preço: US$ 530, garrafa Magnum – 1.500 ml (sem impostos e frete)
Para maiores informações, visite o site: www.domperignon.com
Redação Blog do Luxo – Todos os direitos reservados www.blogdoluxo.com