Este ano conseguimos mais uma vez juntar quase todos (faltaram alguns queridos amigos, mais um motivo para marcarmos outro encontro novamente) para um almoço neste domingo. Foram quase 20 pessoas e resolvemos fazer uma paleta de porco desossada e recheada com linguiça, sementes de erva doce e funcho.
A aventura começou no fim de semana anterior, como estou morando em São Paulo e o grupo é do Rio, fui até o mercado municipal, no Porco Feliz, um açougue que vende carnes especializado e comprei 2 paletas que foram desossadas na hora. Depois de ficar 2 dias no freezer, elas embarque para o Rio junto comigo para o nosso de domingo.
Essa receita é do Mario Batali, um Chef ítalo-americano que tem restaurantes em Nova York / Las Vegas / Singapura e Hong Kong. A receita dele é com a paleta de porco, a parte da frente que normalmente é menor mas você pode fazer também com pernil. Peça para o seu açougueiro desossar para você mas mantenha o couro da peça para ter aquela crosta pururuca que é um espetáculo!. Com a peça já sem osso, é só abrir a carne de forma a ficar um retângulo. Você pode preparar a carne no dia anterior e deixar temperada e pronta para entrar no forno no dia de servir.
Paleta ou pernil de porco pururuca, desossado e recheado com linguiça.
Serve 8
- 1 paleta ou pernil de porco desossado e aberto formando um retângulo (cerca de 2,5kg / 3kg)
- 1 kilo de linguiça sem a pele
- 1/4 de xícara de azeite de oliva
- 1 cebola grande picada
- 1 bulbo de funcho picado.
- 1 punhado das folhas do funcho (erva-doce)
- 2 colher de sopa sementes de erva-doce
- 2 colheres de sopa de alecrim
- 6 dentes de alho finamente fatiados
- 1 colher de pimenta do reino
- 2 ovos batidos
- 4 cebolas roxas médias
1 – Faça primeiro o recheio colocando uma panela 2 colheres de azeite em fogo médio. Adicione a cebola e o funcho picado e cozinhe até ficarem translúcidos mas sem queimar mexendo ocasionalmente (cerca de 10 minutos).
2 – Aumente o fogo e em seguida acrescente a linguiça junto com as sementes de erva doce, o alho, alecrim picado e a pimenta do reino. Doure quebrando a carne em fogo alto por mais 5 minutos. Em seguida retire e deixe esfriar. Quando estiver frio acrescente os ovos batidos e as folhas do funcho picadas e misture bem.
3 – Agora você precisa rechear e enrolar o seu pernil / paleta. Abra a carne sobre uma superfície grande e em seguida coloque por cima o receio. Com cuidado enrole a massa e em seguida firme com um barbante transformando a sua carne em um cilindro. Amarre com o barbante para segurar o formato. A sua carne agora está pronta para entrar no forno e pode ficar descansando de um dia para o outro na geladeira.
4 – No dia de assar, pré-aqueça o fogo na sua temperatura mais alta. Coloque a carne em uma travessa junto com as cebolas roxas cortadas ao meio e cubra tudo com um pouco de azeite. Leve ao forno por 30 minutos e depois diminua ao mínimo. A sua peça vai cozinhar por aproximadamente 1 hora por quilo de carne, ou seja, uma paleta de 4 quilos vai demorar cerca de 4 horas.
5 – Enquanto a sua carne estiver assando, cheque de 1 em 1 hora como está o andamento, regando sempre que possível a carne com os sucos que vão formar no fundo da panela.
6 – Se o seu forno tem grill, ligue ele ao máximo por 10/15 minutos antes de servir para ele criara aquela crosta pururuca. Retire do fogo e deixe descansar por 15 minutos antes de servir.
Repost: receitasgourmet.com