Luxo, leather & glam! – Duran Duran – Girl Panic!

Por:  Cynthia Garcia

httpv://www.youtube.com/watch?v=sSMbOuNBV0s

Já escolheu o seu terninho Girl Panic? Branco? Vermelho? Marinho? Preto? Ou cinza risca de giz?

A história começou quando três supermodels dos anos 90, Claudia Schiffer, Eva Herzigova e Helena Christensen, emplacaram a capa da Vogue Espanha de setembro 2011, edição batizada “el gran numero de las diosas” (deusas). Porém, o clique do inglês Tom Munro recebeu bad reviews. Capa ruim acontece: não colou o look, a atitude, o carão. Anyway, o trio deve ter esconjurado o mico.

Mas supermodel não dorme no ponto. Em junho, em Londres, de corselet preto Dolce & Gabbana e cenário vermelhão – de sexo ou papai noel? -, Cindy Crawford, Naomi Campbell, Yasmin le Bon, Helena e Eva e (sem Schiffer) pousaram para a capa da Harper´s Bazaar inglesa edição dezembro 2011. O clique foi acionado pelo fotógrafo e videomaker sueco, Jonas Akerlund, que carrega no talento, no look dark e coleciona music videos awards (Lady Gaga, Madonna, U2 Rolling Stones, Beyoncé, Pink, Jennifer Lopez, Paul McCartney, Ozzy Osbourne, Christina Aguilera, Lenny Kravitz…). O shooting demorou horas. “Começamos a fotografar a 1 da manhã, terminamos às 4”, twittou a editora, a inglesa Lucy Yeomans. O resultado? Bem melhor que o da concorrente espanhola, mas ainda assim, careta. Parece a liga das Supermodels (o que na real é). Saudade da Vogue Paris com o olho, a estética, as loucuras da Carine Roitfeld…

Rock + fashion

Provando que o rock e a moda dão uma união pra lá de rentável, a razão de ser da capa foi celebrar o clipe, filmado em Londres, no dia 6 de junho, que todos estão vendo e querem ver mais: “Panic Girl”. Trata-se de uma jogada esperta da banda inglesa Duran Duran (que tem o nome do planeta aonde a Barbarela/Jane Fonda aprontou no filme cult do Roger Vadim, de 1968).

O vídeo – very, very sexy – está esquentando as vendas de “All You Need Is Now”, o 13* disco da banda trintona, que agora tem um novo mantra – “less drugs” -, e deve emplacar o premio de best video do ano. O “Panic Girl – Unstaged” dirigido por David Lynch fica caseiro diante da apoteose glam decadence escrita e dirigida por Akerlund. Lembra os escândalos da banda dos anos 80, que veio de Birmignham com seu som punk-garage-rock chic e explodiu na onda da second British invasion com hits como “Notorious” / “Girls on Film” / “Save a Prayer” / “Please tell me Now” / “The Reflex” / “A View to Kill” (trilha e título do 14* filme de James Bond) / “Rio” (homenagem à carioca Andrea Dellal, née Magalhães Vieira, que usava o apelido Rio quando foi top no eixo Paris-Londres).

Quem convidou as supers foi a super Yasmin, o melhor resultado do East meets West com seu sangue inglês+iraniano. Há anos, ela é a Mrs. Simon Le Bon, casadíssima com o líder do Duran Duran. Yasmin sondou Elle MacPherson, Jodie Kidd, Kate Moss, etc. que não toparam… A banda sempre curtiu tops em seus vídeos, mas foi o clipe em preto e branco, “Freedom 90”, lançado em 91, de George Michael que inovou e arrasou ao recrutar seis supermodels, Naomi e Cindy Crawford (que estão no comeback atual), com Linda Evangelista, Christy Turlington, Tatjana Patitz mais Tyra Banks (que agora não participam da festa). “Freedom” virou o hino de liberdade da opção sexual. As supers estavam divinas, o som, delicioso, (melhor que o de Panic Girl). E George Michael pode sair do armário.

Swarovski Elements + Savoy + Harper´s Bazaar = Panic Girl

Panic Girl é um misto de vídeo/documentário/behind the scenes, produzido pela Black Dog Films, em que as tops encarnam os roqueiros da banda. Uma super sacada, afinal eles estão mais velhos, elas, também, só que divinas. Filmado no hotel Savoy (supra sumo do luxo Art Déco londrino) com clima de final de festa de sex, drugs, rock´n´roll & fetiche, Panic Girl teve apoio master da Swarovski Elements, seguida pelo Savoy e a Harper´s Bazaar, e de grifes como Gucci, Dolce & Gabbana, Louis Vuitton, Balmain, Gareth Plugh e outras. São 9 minutos de luxúria, leather, loucura que lembra a pegada de Carine Roitfeld…

As participações coadjuvantes como garçon, entrevistador, bellboy e barman se alternam entre os quatro Duran Duran. A dupla Domenico Dolce e Stefano Gabbana fazem papel de stylists, e Yasmin le Bon, a primeira dama da banda, a mais discreta de todas as gatas, faz o guitarrista da ocasião, e brinca: “I´m not a member of Duran Duran”. Mas é de peruca curtinha, que Naomi, arrasa. A Campbell se encarrega do vocal, encarnando Simon le Bon, líder do grupo. A tcheca Eva Herzigova, divina e doidona como sempre, entra como o tecladista metrossexual Nick Rhodes, autor da ideia que começou em um papo na cozinha dele com o Simon. A dinamarquesa Helena Christensen, eterna roqueira, dark, assume a persona de Roger Taylor na bateria. Cindy Crawford, a primeira a dizer yes ao projeto, dá de John Taylor, pega no baixo e profere a máxima que sintetiza o casamento fashion & rock: “Being on stage, there´s no better drug than that” (não há melhor droga que o palco).

Assim músicos e modelos se levantam em nome do bom e velho rock´n´roll e da moda. E a gente aqui se diverte.

Ah! Quanto custou tudo isso? Uma baba que poderia pagar parte da dívida da Espanha e, sem dúvida, melhorar a capa da Vogue de lá que iniciou o papo aqui.

In a girl panic
That’s driving naked through my mind
It’s a crush panic
She’s got me atomized

In a girl panic
The midnight traffic in her eyes
Like a hypnotic, and I am mesmerized

In a girl panic
A crush panic
She’s a hypnotic
It’s a girl panic

Já escolheu o seu terninho Girl Panic? Branco? Vermelho? Marinho? Preto? Ou cinza risca de giz? 

post

Deixe um comentário