O parque é uma versão satírica da Disney, ‘sombrio’ tem cenário distópico do artista crítico do capitalismo.
Banksy, é um famoso artista britânico que mantém em segredo sua verdadeira identidade, em um local abandonado há 15 anos o excêntrico artista criou uma versão satírica da Disneylândia.
O complexo abriga estruturas gigantes, entre elas um castelo semelhante ao da Cinderela e um tanque cheio de refugiados.
O nome do parque é um trocadilho com “dismal” (sombrio, em português) e a Disneyland. Considerado um dos maiores projetos do artista, como a maioria de suas obras, tudo foi feito no mais alto segredo, tanto que os moradores da cidade acreditavam que a grande construção era parte de uma filmagem de Hollywood.
“É uma exposição de arte e entretenimento para anarquistas principiantes”, disse Banksy em comunicado sobre a Dismaland, que ocupará uma superfície de mais de 10 mil metros quadrados.
“É um parque temático familiar inadequado para crianças”, assinalou o artista.
“Estivemos trabalhando lado a lado com os organizadores durante muitos meses. Por razões óbvias devíamos ser cautelosos sobre a informação que gerávamos. De fato, só quatro pessoas na prefeitura sabiam o que estava sendo feito”, afirmou Nigel Ashton, responsável municipal de North Somerset.
“Me sinto profundamente orgulhoso de poder abrigar em Somerset esta exibição. Pude vê-la quando estava sendo montanda semana passada e tenho que dizer que é maravilhosa. Entretém e dá muito no que pensar”, comentou.
Banksy é cercado de mistérios, o artista ficou mundialmente conhecido por seus satíricos desenhos que jogam um canhão de luz em problemas da nossa sociedade atual.
Fonte: G1