
Em uma iniciativa filantrópica, em parceria com a Opera di Santa Maria del Fiore em Florença,a Emilio Pucci está ajudando na reforma do Batistério, um dos pontos mais importantes da cidade. Além de ser o coração da tradição artesanal italiana,a cidade também é o lar do fundador da maison, Marquis Emilio Pucci, e teve papel fundamental em todo o seu processo criativo.
Assim como aconteceu em 2014, a Emilio Pucci vai encobrir todo o Batistério, com um novo lenço, com a estampa da obra original criada em 1957, em tons de azul e verde. E esse lenço será vendido pela Maison, com lucros revertidos para a reforma do monumento. A scarf mede 90 x 90 cm e é feita de sarja de seda e vem com um bilhete assinado à mão por Laudomia Pucci. A peça será vendida nas lojas de Florença, Roma e Milão, assim como em emiliopucci.com e yoox.com, com entregas em todo o mundo, de 22 de abril a 30 de setembro de 2015.
Seus lucros irão diretamente para a reforma do monumento.”Cada lenço vendido, fará a diferença”, diz Laudomia Pucci. “Gosto de pensar que é um novo estilo de crowd-funding. Dessa maneira, o público pode fazer parte de uma ótima causa, que casa moda, arquitetura e história”.
Em junho de 2014, a Emilio Pucci cobriu a parte externa do batistério com 2000m²de tecido estampado, que reproduzia a obra de Emilio em uma versão realística e colorida que envelopou os oito lados do prédio. Nomeada “Monumental Pucci”, a iniciativa chamou atenção para o monumento e inspirou o projeto “Pucci Cities of the World”, uma coleção de lenços com estampas das cidades mais renomadas do mundo, incluindo o Battistero, obra principal da coleção.
