Terra Comunal – Marina Abramović + MAI –

Por Marcello Alves

Nos últimos anos o Brasil tem se tornado referência no mundo quando o assunto se trata de espetáculos, exposições e todas as atividades do segmento das artes. São Paulo por sua vez, junto com Rio de Janeiro, são as grandes cidades que recebem a maioria desses eventos. Hoje, uma grande exposição se destaca em São Paulo.

Terra Comunal – Marina Abramović + MAI, é uma exposição da aclamada artista sérvia Marina Abramović.

Terra Comunal - Marina Abramović + MAI
Terra Comunal – Marina Abramović + MAI

Se você nunca ouviu falar esse nome, saiba que por trás dele existe a história de uma artista um tanto quanto excêntrica.

Em cartaz no SESC Pompéia, a exposição traz um pouco da trajetória de vida da artista sérvia. Dedicada a explorar suas inquietações em limites extremos, vasculhando a natureza do corpo, os significados da dor e do vazio existencial, a exposição possibilita o acesso dos processos de transformação da arte contemporânea realizados pela artista, e ampliando as formas de compreensão artística. Por mais de quatro décadas, a artista consolidou a performance como uma forma de arte.

A exposição apresenta um conjunto de obras, de instalações e objetos, vídeos e registros documentais. As obras expostas representam marcos na carreira de Marina, tendo como destaque os registros dos trabalhos: The House With the Ocean View – A Casa com vista para o Mar, The Artist is presente – A Artista está Presente; e 512 Hours – 512 Horas.

The House With the Ocean View – A Casa com vista para o Mar - Realizada em Sean Kelly Gallery em Nova York, em 2002.
The House With the Ocean View – A Casa com vista para o Mar – Realizada em Sean Kelly Gallery em Nova York, em 2002.
The House With the Ocean View – A Casa com vista para o Mar – Por 12 dias, Marina ficou em três comodos suspensos de frente para a rua.
Marina viveu nesse espaço os doze dias sem comida e em silêncio. O público podia vê-la dormindo, tomando banho, deitando, indo ao banheiro e meditando.
The House With the Ocean View – A Casa com vista para o Mar – Marina viveu nesse espaço os doze dias sem comida e em silêncio. O público podia vê-la dormindo, tomando banho, deitando, indo ao banheiro e meditando.
A única separação da artista e o público eram três escadas, sendo cada degrau era uma faca de cozinha afiada.
The House With the Ocean View – A Casa com vista para o Mar – A única separação da artista e o público eram três escadas, sendo cada degrau era uma faca de cozinha afiada.
The House With the Ocean View – A Casa com vista para o Mar
The House With the Ocean View – A Casa com vista para o Mar
The Artist is presente – A Artista está Presente - Ao fundo, imagens da artista durante a performance que durou três meses no MOMA em Nova York, em 2010.
The Artist is presente – A Artista está Presente – Ao fundo, imagens da artista durante a performance que durou três meses no MOMA em Nova York, em 2010.
Ao fundo, imagem das pessoas que participaram da performance junto com a artista. O público era convidado a se sentar e ficar ali, olhando nos olhos da artista.
The Artist is Presente – A Artista está Presente – Ao fundo, imagem das pessoas que participaram da performance junto com a artista. O público era convidado a se sentar e ficar ali, olhando nos olhos da artista.
Durante três meses, mais de 1600 pessoas puderam participar dessa obra.
The Artist is Presente – A Artista está Presente – Durante três meses, mais de 1600 pessoas puderam participar dessa obra.

No link a seguir, um pouco do que foi a exposição The Artist is Presente – A Artista está Presente. Em um certo momento, uma das pessoas que se senta em frente de Marina é seu ex companheiro Ulay, um momento emocionante que levou todos aos aplausos.

The Artist is Presente – A Artista está Presente – Marina Abramović e Ulay – MoMA 2010

Parte da exposição, Marina usa de sua obra Transitory Objects for Human Use – Objetos transitórios para uso humano, para conectar o público com um pouco da experiência de suas performances realizadas durante sua carreira. As obras são ligadas à crença da artista, realizando experimentos com cristais e outros materiais na tentativa de compreender suas propriedades magnéticas. Marina acredita no poder que os objetos possuem de autocura e energização do corpo e a mente.

A exposição se torna maior e mais significativa em dois momentos: O Método Abramović e os Encontros com Marina Abramović.

O Método Abramović é sem dúvidas uma das experiências mais sensacionais da exposição. Por duas horas e meia, o público tem a oportunidade de ficar em silêncio e em sintonia com seu próprio corpo e mente. O método é uma síntese de todo o conhecimento de Abramović sobre performance.

Já os Encontros com Marina Abramović, são oito encontros com a artista no Teatro do Sesc Pompeia, onde o público é incentivado a participar e aprofundar seus conhecimentos sobre a arte de performance e arte imaterial. Marina também conta um pouco das suas origens, passando pelas primeiros anos da vida artística, seu relacionamento com Ulay que foi fundamental por vários anos de sua vida, até chegar nos trabalho atuais. Uma história sujeita a uma família tradicional e uma arte que transcende os padrões estéticos e artísticos.

Marina Abramović
Marina Abramović

Oito artistas brasileiros foram convidados por Marina a produzirem oito performances de longa duração. Desde sempre, Abramović defende a performance como uma forma autônoma de arte. Antes da exposição, os artistas foram conduzidos a uma oficina com o objetivo de prepara-los para as dificuldades que passariam e para estarem em sintonia com o Método Abramović e no estado de espirito para conduzirem o trabalho.

Paula Garcia em Corpo Ruindo
Paula Garcia em Corpo Ruindo

A exposição não mostra apenas um pouco do mundo de Marina Abramović, mas também, leva o público a busca de uma espiritualidade, energização do corpo e da alma, um momento de renovar as energias e entender um pouco dessa artista que por meio de suas performances transcendeu os limites da dor e da arte.

Terra Comunal - Marina Abramović + MAI
Terra Comunal – Marina Abramović + MAI
Terra Comunal - Marina Abramović + MAI
Terra Comunal – Marina Abramović + MAI
Terra Comunal - Marina Abramović + MAI
Terra Comunal – Marina Abramović + MAI
Terra Comunal - Marina Abramović + MAI
Terra Comunal – Marina Abramović + MAI

Para mais informações acesse: Terra Comunal – Marina Abramović + MAI

Deixe um comentário