Na noite deste domingo, 24 de fevereiro, o mundo pode acompanhar a cerimônia de entrega dos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em um evento bem mais empolgante, dinâmico e musical que os dos anos anteriores.
Nove produções disputaram a categoria principal da premiação, Melhor Filme, sendo que Argo, já favorito pelos resultados nas outras disputas do ramo, conseguiu sair vencedor. Não que seja o grande premiado da noite, pois diferente de outras edições, o Oscar teve de seus nove principais indicados, oito vitoriosos em pelo menos uma categoria cada. Argo também carregou as estatuetas de Roteiro Adaptado e Montagem.
Lincoln, o filme biográfico do ano, conseguiu de doze indicações apenas duas, Design de Produção e Melhor Ator para Daniel Day-Lewis, que agora já guarda em casa três prêmios desta mesma categoria. As atuações surpreendentes do longa O Lado Bom da Vida não foram esquecidas, e o filme possuía indicados nas quatro categorias de atores. Jennifer Lawrence, mesmo tropeçando na escada do palco, foi a única vencedora como Melhor Atriz.
O sempre adorado Quentin Tarantino também teve destaque na cerimônia com duas vitorias para seu Django Livre, Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Coadjuvante, para Christoph Waltz. Já Melhor Atriz Coadjuvante deu a “queridinha americana” Anne Hathaway, de Os Miseráveis, seu primeiro Oscar. O musical, que foi destaque na apresentação com todo seu elenco no palco, também venceu Mixagem de Som e Maquiagem e Penteado.
Falando sobre musica, todos aguardavam a apresentação de Adele, com o tema de 007 – Operação Skyfall, mas não foi a única canção da franquia apresentada. Shirley Bassey subiu ao palco no fim da homenagem dos 50 anos da franquia 007, interpretando a canção Goldfinger. 007 – Operação Skyfall ganhou dois oscars, Canção Original e Edição de Som. Esta última categoria ainda foi compartilhada com o longa A Hora Mais Escura, sendo que empates não são muito comuns nesta premiação.
Um dos mais belos, simples e apaixonantes filmes, o austríaco Amor, foi o vitorioso de Melhor Filme Estrangeiro. A produção da Pixar, Valente, ganhou Melhor Filme de Animação. Melhor Figurino foi para o de época Anna Karenina.
Na quantidade de estatuetas, As Aventuras de Pi foi o grande campeão. Ang Lee mais uma vez foi Melhor Diretor e o filme ainda carregou pra casa Melhor Trilha Sonora, Fotografia e Efeitos Visuais.
Fotos: oscar.go.com




























