People’s Supermarket – O supermercado gerido pelo consumidor

Para aqueles que estão frustrados com filas gigantescas e produtos de origem duvidosa nos supermercados da vizinhança, o “People’s Supermarket” vem para acabar com os seus problemas.
Gerido e mantido pelos seus próprios consumidores, o supermercado londrino tem como conceito central a cooperação. Baseados nos sistemas de cooperativas que começaram a surgir no Reino Unido no século XIX como uma forma de dividir riscos e benefícios, os criadores do conceito resolveram buscar parceiros que pudessem se juntar à causa sem restrições, em busca de uma baixa nos preços e também no aumento da qualidade dos produtos ofertados.
A ideia é muito convidativa, pois a única premissa para se juntar ao time é pagar uma anuidade de 25 libras e ter 4 horas por mês para se dedicar ao trabalho como funcionário do supermercado, ajudando em qualquer função, seja na limpeza ou mesmo na escolha de fornecedores.
Em troca, preços bem mais baixos e artigos competitivos em relação à qualidade podem ser adquiridos com maior facilidade. Além disso, a seleção do “mix de produtos” é feita exclusivamente pelos membros do supermercado, que são os únicos que podem desfrutar do espaço. Isso evita a escolha de peças que poderiam eventualmente gerar encalhe de estoque, afirmam os frequentadores.
Com certa pitada de pretensão, o sistema de cooperação, que já deixou de sobreviver nos países da Europa e praticamente inexistiu nos EUA, parece estar sendo reavivado no espaço urbano como uma forma de remediar a ambivalência da individualidade capitalista e suas crises.
Veja mais fotos do supermercado no álbum abaixo.
  

Deixe um comentário