Finalizando:
Toda essa arrumação pode variar de acordo com o menu oferecido, número de pratos, tipos de vinhos etc. Essas são as ferramentas e você usa como precisar ou quiser.
É importante lembrar que boa parte desses procedimentos foram gerados em outra geração, cultura, status social etc. Utilizar o mesmo protocolo da corte francesa no século XVII em um jantar com amigos, pode parecer um pouco pernóstico. Entretanto, muitas regras se mantiveram ao longo dos anos por se provarem úteis e tornarem o processo mais definido. No mínimo, há um ritual interessante e gostoso. Outras regras são preconceituosas mesmo. Enfim, é fundamental ter bom senso.
Agora que você conhece ou lembrou de todas essas etapas, se é que posso dar algum conselho é que confie um pouco em sua intuição e criatividade. Alguns exemplos, não tem todos os pratos ou copos do mesmo jogo? Usa de jogos diferentes, aproveita e coloca guardanapos também de várias cores, faz de maneira divertida. Quer flores na mesa, mas não tem um vaso adequado? Coloca só botões em copos individuais, espalha as pétalas pela mesa. Atrevo-me a dizer que quase tudo que você faz com carinho e pensando em seus convidados, pode sim. Tome decisões e, se precisar, erre com classe e bom humor. É claro que seus convidados vão gostar e isso é o mais importante.
Em todo jantar requintado que oferecemos em casa nos sentimos como se estivéssemos prontos para fazer um exame. Não se sinta um réu caso aconteça algo de errado pois isto só irá piorar as coisas. Nunca deixe de agendar e planejar tudo, porque o resultado pode ser desastroso se fizer do modo “a la brésilienne”, tudo na última hora!
Seja pontual – Os convidados podem se atrasar, com tolerância de 30 minutos, mas você sendo o(a) anfitrião(ã) jamais poderá se atrasar, pois não será nada agradável para os convidados pontuais. Portanto, na hora marcada, você já deve estar pronto e com tudo arrumado.
Comece servindo os drinks e os salgadinhos quando chegarem os primeiros convidados e espalhe tigelinhas de petiscos. Quanto à bebida, sirva, whiskie escocês, e para pessoas mais jovens e/ou pessoas que não bebam álcool, sirva refrigerantes, sucos, etc.
Se você tem cachorro, prenda-o. Muitos têm medo de cães e a maioria não gosta de ser cheirado e lambido. É muito constrangedor para o vistante quando um cão suja a roupa, ou deixe repleto de pêlos, e nota zero para os donos dos cães que dizem “Pode entrar, esse pitbull é manso!!”.
Evite demorar a servir o jantar para prolongar a festa, pois quando serví-lo, a maioria já terá perdido a fome com os salgadinhos e o estado etílico elevado de outros poderá ser desastroso. Se já ocorreu de convidados saírem logo após o jantar, evite fazer jantares em dia de semana como em plena segunda-feira. Procure ficar atento a esses detalhes e outros que possam desagradar o convidado.
A hora mais apropriada para servir o jantar é aproximadamente uma hora depois do horário marcado para a chegada, ou até uma hora e meia depois.