Como agradecer:
O agradecimento é feito aos anfitriões no momento da despedida, isso é o suficiente. Mas esse agradecimento pode ser estendido ao dia seguinte, por telefone para amigos íntimos, e por correio quando se tratar de relações sociais. Um detalhe um pouco óbvio, se telefonar, não ligue cedo, só após às 14:00hs, os donos da casa foram dormir tarde, lembra? No caso do convidado que chegou de mãos vazias, pode enviar flores acompanhadas de um cartão.
Hoje em dia, com a prática da internet, é mais simples enviar um e-mail agradecendo, não vejo nada demais. É simpático e a pessoa lê na hora que puder.
Papel do convidado:
Quando você aceita um convite, em tese, está também aceitando que retribuirá esse mesmo convite. Por exemplo, se você aceitou comparecer a um jantar, deve em outra ocasião convidar seus amigos para sua casa ou a um restaurante. Não é necessário que você retribua no mesmo ou melhor padrão, se for possível ótimo, mas cada um deve respeitar suas próprias condições.
Uma curiosidade, homens solteiros convidados por um casal deveriam retribuir o convite apenas ao marido. Pois não ficaria bem uma mulher casada aceitar o convite de um homem solteiro, a não ser que a idade dos dois não deixasse a menor sombra de dúvida sobre essa relação. É mole?
Muito bem, lá vou eu mais uma vez, isso é o que diz a etiqueta, ainda que não dê a menor bola para ela. Chamo em casa as pessoas que tenho vontade de encontrar. Se me retribuem o convite, vou de bom grado, mas nunca esperei por isso. Meu prazer é ter amigos em casa e é a razão pela qual convido. E vamos combinar, na nossa sociedade, essa regra de só convidar o marido seria estranhíssima e, provavelmente, a esposa não convidada ficaria bem aborrecida.