Chega ao fim a temporada de premiações que revelam e consagram os filmes da temporada. Desde o Globo de Ouro, o diferente “O Artista” mostrou sua grandeza na sutileza de explorar as interpretações em um filme preto e branco. O Oscar deu a ele a vitória, mostrando que não é preciso ser um espetáculo de filme na era atual, rico em efeitos visuais e sonoros, como o seu concorrente “A Invenção de Hugo Cabret”, que merecidamente ficou com as estatuetas técnicas da noite. As atuações se dividiram em quatro filmes, como já esperado Octavia Spencer por “Histórias Cruzadas”, o renomado ator de teatro “Christopher Plummer” por “Toda Forma de Amor”, o ator frânces protagonista de O Artista, “Jean Dujardin”, e depois de 17 indicações, Meryl Stree precebeu seu terceiro Oscar por “A Dama de Ferro”. Os roteiros ficaram com “Os Descendentes” sendo adaptado e “Meia-Noite em Paris”, dando a Woody Allen o de Original. A animação do ano foi para “Rango” e o brasileiro “Rio” perdeu a canção original para o filme “The Muppets”.
Em muitos anos o Oscar tem perdido seu público por arrastar três exaustivas horas de discursos e homenagens, assim a Academia a cada ano trabalha no intuito de renovar e atrair o público para o grande show, mas esse ano não conseguiu grandes milagres.O veterano apresentador de Oscars, Billy Cristal, entende o passo a passo do show, sabe improvisar com piadinhas tímidas e dar um toque de irreverência ao metódico show. Porém, não foi o suficiente para agradar. Duplas de apresentadores tentaram brincar, mas sem piadas que levasse alguém às gargalhadas. O ponto positivo é que a cada dia mais a tecnologia é aplicada ao clássico teatro: grandes telões e efeitos de luzes dão brilho e glamour ao evento. Até a introdução do Cirque Du Solei levantou o astral e deslumbrou o telespectador.
Fotos: www.oscar.com
Segue lista completa de vencedores:
Filme
O Artista – Thomas Langmann
Direção
Michel Hazanavicius por O Artista
Roteiro Original
Meia-Noite em Paris – Woody Allen
Roteiro Adaptado
Os Descendentes – Alexander Payne and Nat Faxon & Jim Rash
Ator
Jean Dujardin por O Artista
Atriz
Meryl Streep por A Dama de Ferro
Ator Coadjuvante
Christopher Plummer por Toda Forma de Amor
Atriz Coadjuvante
Octavia Spencer por Histórias Cruzadas
Fotografia
A Invenção de Hugo Cabret – Robert Richardson
Montagem
Millenium – Os Homens que não Amavam as Mulheres – Kirk Baxter and Angus Wall
Direção de Arte
A Invenção de Hugo Cabret – Dante Ferretti (Design de Produção) e Francesca Lo Schiavo (Decoração de Set)
Figurino
O Artista – Mark Bridges
Maquiagem
A Dama de Ferro – Mark Coulier e J. Roy Helland
Efeitos Visuais
A Invenção de Hugo Cabret – Rob Legato, Joss Williams, Ben Grossman e Alex Henning
Trilha Sonora Original
O Artista – Ludovic Bource
Canção Original
“Man or Muppet” de Os Muppets – Letra e música de Bret McKenzie
Edição de Som
A Invenção de Hugo Cabret – Philip Stockton e Eugene Gearty
Mixagem de Som
A Invenção de Hugo Cabret – Tom Fleischman e John Midgley
Filme Estrangeiro
A Separação (Irã) – Asghar Farhadi
Curta-Metragem
The Shore – Terry George e Oorlagh George
Animação
Rango – Gore Verbinski
Animação em Curta-Metragem
The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore – William Joyce e Brandon Oldenburg
Documentário
Undefeated – TJ Martin, Dan Lindsay e Richard Middlemas
Documentário em Curta-Metragem
Saving Face – Daniel Junge e Sharmeen Obaid-Chinoy
Abaixo confira os principais visuais do Tapete Vermelho:










Fotos: Getty Imagens
Muito boa sua visão do Oscar, vou acompanhar mais artigos.
Bjos
Muito boa a matéria, gostei dos comentários e das fotos. Texto objetivo e ao mesmo tempo extremamente completo com todas as informações necessárias e relevantes. Parabéns.
adorei a matéria e os pontos que o filipe questionou. oscar se tornou uma premiação entediante, sem nenhuma interatividade com o público. fiquei decepcionada de RIO nao ter levado, infelizmente os críticos que avaliaram nao levaram em consideração toda a cultura brasileira.
abraços
Parabéns pela matéria! Como sempre bem coerente nos comentários. Realmente, o apresentador deixou a desejar, faltou mais espetáculo para a premiação.. Acompanhando sempre o blog! Abraços.
Matéria melhor sobre a 84ª Premiação do Oscar, não poderia ser feita. Impecável dissertação, do início ao fim!