“Walking Shoes” by Vuitton

"Spicy", coleção Spring-Summer 2009

 

Por Dudu Gontijo

O designer Fabrizio Vitti da cobiçada marca Louis Vuitton, mostra um pouco do processo criativo de uma coleção no vídeo “Walking Shoes” onde é visto uma coleção de sapatinhos, sim sapatos para bonecas.

Os poderosos executivos da Vuitton já perceberam que a criatividade de seus designers devem ser estimuladas a todo o momento e para isso o local de trabalho esta repleto de arte e cultura e os artesão estão liberados para cometer suas loucuras e assim dar velocidade a todo complexo processo.

No fantástico estúdio da Louis Vuitton em Fiesso d’Ártico, a 33 km de Veneza, como eu já disse, neste espaço a criatividade esta solta e sempre quando é desenvolvida uma nova coleção é produzida uma coleção paralela só que em miniatura. Estes mini calçados tem destino já programado e calçam a coleção de bonecas do designer e também diretor de estilo em calçados da marca, Fabrizio Viti. As pequenas copias são quase perfeitas, muitos detelhes com muita beleza é claro.

Viti se orgulha em falar da sua coleção de dolls, iniciada com apenas três anos de vida e hoje conta com 500 peças. Seu processo MEGA criativo é desenvolvido a partir de sua própria historia e memórias adquiridas ao longo do tempo, em livros de moda, filmes e o glamour das fotos.

Assista ao vídeo em stop-motion, “Walking Shoes” super bacana:

httpv://www.youtube.com/watch?v=nqSY7IHc-sE

A criação dos calçados sempre é feito da seguinte forma, são calçados em tamanho real que depois são transformados em miniatura ou miniaturas que viram sapatos em tamanho real. O designer já criou uma plataforma para uma de suas bonecas que depois de pronto ele se encantou tanto com a criação que este modelo foi parar nas lojas de todo mundo e é claro em tamanho real.

O savoir-faire da Vuitton é incontestável e por isso suas peças dentre roupas, calçados, bolsas, acessórios são cobiçados pelo mundo a fora. A fábrica de sapatos em Fiesso d’Artico, na Itália define a tradição da marca.

Very long time ago, em 1859 o Sr. Vuitton abre seu primeiro ateliê e sua primeira loja e isso para garantir toda qualidade de seus produtos, acho que não tem no mundo alguém que possa discordar da sua forma de empreender e produzir, não é mesmo?

Apesar da marca estar estabelecida e conceituada no mundo todos seus executivos nunca param e em 2009 foi criado o ateliê de calçados da Louis Vuitton, uma construção imponente com 14 mil metros quadrados, onde tudo foi unido design, produção, galeria de arte e centro de treinamento.

A construção é moderna e permite que a luz natural entre sem cerimônia em todos ambientes do prédio.

Fashionistas mundo a fora sonham com um dia poder visitar o espaço, e quem não sonha com isso meu Deus? Meu sonho, nossa, um dia vou ser um destes felizardos.

Os visitantes acompanham todo processo de produção, desde o esboço dos desenhos até a completa construção dos famosos calçados.

Depois os visitantes ainda têm a oportunidade de ir à galeria de arte que tem 263 metros quadrados de puro LUXO na Maison francesa. Onde fica o museu, biblioteca lotada de obras com o tema principal claro calçados, uma galeria que expõe a historia da marca e muitas peças já lançadas pela Maison.

Na área externa da construção ficam obras de arte espalhadas pelos jardins, na entrada tem um escarpin branco e no seu interior tem uma Vênus de Botticelli, a obra, foi batizada como “Venus a l’escarpin”, autor da obra o arquiteto francês Jean-Jacques Ory. Na outra entrada, temos outra obra, com 4,7 metros de altura, chamado “Priscilla”, criado por Joana Vasconcelos. E quase do lado desta, fica mais uma escultura, a “L’Objet du Désir” de 2,7 metros, obra de Nathalie Decoster, e como não poderia deixar de ser tudo por aqui é pensado, vivido e respirado na arte do calçado.

Seguindo padrões sustentáveis a Fiesso d’Ártico em Veneza foi projetada para aproveitar ao Maximo a luz solar, a construção com suas estruturas envidraçadas permite uma grande economia nas despesas com energia, a água que rega os jardins é coletadas das chuvas, armazenadas e depois reutilizadas com o propósito de economizar a água potável.

Os calçados Louis Vuitton são exclusivos e em cada detalhe tem o olhar cuidadoso dos italianos, os italianos são conhecidos no mundo todo por serem mestres na confecção de calçados, cada peça é feita artesanalmente.

A qualidade da matéria prima e também seus competentes artesãos, só poderia ter o melhor dos resultados um Louis Vuitton.

É como eu disse, esta fabrica é uma verdadeira fabrica de sonhos, cada par é considerado único e realmente é. O  processo de produção artesanal torna isso possível. Os calçados são construídos artesanalmente em couro, veludo, cetim, tachas e muito mais. São costurados a mão e tudo é feito em dois dias de trabalho e cada modelo passa por 150 a 250 operações e cada uma observada de perto por experts em todo processo e por isso o savoir-faire da Maison é indiscutível.

"Spicy", coleção Spring-Summer 2009
"Cancan", coleção Fall-Winter 2009/2010
"Rosa", coleção Spring-Summer 2010
"Anastasia", coleção Pre-Fall 2010
"Beauty", coleção Fall-Winter 2010/2011
"Extravagant", coleção Fall-Winter 2009
"Venus a l'escarpin" por Jean-Jacques Ory
À esq., "L'Objet du Désir" por Nathalie Decoster. À dir., "Priscilla" por Joana Vasconcelos

Louis Vuitton Manufacture de Souliers

Via Camillo Benso di Cavour, 30032

Fiesso d’Ártico – Veneza

Tel: +39 049 980 4311

Louis Vuitton Brasil

Rua Haddock Lobo, 1587

Jardim Paulista – São Paulo

Tel: +55 11 3088-0833

www.louisvuitton.com

Deixe um comentário