O guia da Lingerie a mostra

Peça feminina essencial, a lingerie passou por grandes mudanças ao longo das décadas. Hoje exposta sem medo, de maneira descontraída, e vista muitas vezes como…

Leia mais

por Marcello Alves

Do sensacional ao assustador! Essa é a descrição exata para se referir a uma das mostras mais bacanas de São Paulo em 2014, a exposição “Made by… Feito por Brasileiros.”

cidade-matarazzo-Made-by-feito-por-brasileiros-cultura-por-marcello-alves-para-o-blog-dudu-gontijo (4)

Fechado há 20 anos, o Hospital Matarazzo nomeado hoje como “Cidade Matarazzo” recebe uma exposição que transita entre o bom gosto e o desprezo para muitos. Ela agrada e desagrada ao mesmo tempo. Encanta e assusta, e de fato impressiona pelas enormes instalações.

A exposição apresenta obras de 100 artistas contemporâneos, entre os quais Adel Abdessemed e Tony Oursler, e os brasileiros Beatriz Milhazes e Vik Muniz.

As obras estão espalhadas pelos 27 000 metros quadrados do prédio que é tombada pelo patrimônio histórico. Em cada canto do hospital há obras de arte!

É incrível como um local abandonado foi todo adaptado para receber tal exposição. Nada foi reformado, nada foi reconstruído, tudo está como foi deixado há 20 anos. Seu aspecto abandonado deixa a visita ainda mais fascinante, e também aterroriza muitos que passam por ali. O lugar em si é muito lindo! Mas imaginar tudo o que ocorreu ali, as tristezas, as angustias e os sofrimentos, deixa a energia do ambiente pesada. Ainda mais pelas intervenções sonoras que estão espalhadas por toda a exposição, é de arrepiar. O aspecto de abandono do prédio completa o clima das instalações, e das intervenções artísticas.

Sem duvidas o visitante já cria uma grade expectativa logo na entrada, ao ver e querer fotografar de todos os ângulos a enorme instalação do belga Arne Quinze.

cidade-matarazzo-Made-by-feito-por-brasileiros-cultura-por-marcello-alves-para-o-blog-dudu-gontijo (7)

E se vale a visita? É claro que vale! A exposição está sensacional em todos os aspectos. Para os que gostam de arte e para os que não têm o costume de apreciar, o lugar está repleto de arte que vale ser vista.

A exposição foi prorrogada, e estará aberta para o público até amanhã, sexta feira (17), das 10h às 12h, e das 14h às 16h.

#FeitoPorBrasileiros #CidadeMatarazzo #InvasãoCriativa #MadeByBrazilians #CreativeInvasion

Made By…Feito por Brasileiros

Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista – São Paulo/SP

Entrada gratuita

"Black Palms", as palmeiras feitas de pneus de borracha do artista Douglas White

“Black Palms”, as palmeiras feitas de pneus de borracha do artista Douglas White

A escultura em papelão, do cearense Valter Lano

A escultura em papelão, do cearense Valter Lano

Parte da instalação do Tunga

Parte da instalação do Tunga

Parte da instalação do Tunga

Parte da instalação do Tunga

Instalação de Xavier Veilhan acima de estátua de Ermelino Matarazzo

Instalação de Xavier Veilhan acima de estátua de Ermelino Matarazzo

cidade-matarazzo-Made-by-feito-por-brasileiros-cultura-por-marcello-alves-para-o-blog-dudu-gontijo (8) cidade-matarazzo-Made-by-feito-por-brasileiros-cultura-por-marcello-alves-para-o-blog-dudu-gontijo (6) cidade-matarazzo-Made-by-feito-por-brasileiros-cultura-por-marcello-alves-para-o-blog-dudu-gontijo (3)

cidade-matarazzo-Made-by-feito-por-brasileiros-cultura-por-marcello-alves-para-o-blog-dudu-gontijo (5)cidade-matarazzo-Made-by-feito-por-brasileiros-cultura-por-marcello-alves-para-o-blog-dudu-gontijo (13) cidade-matarazzo-Made-by-feito-por-brasileiros-cultura-por-marcello-alves-para-o-blog-dudu-gontijo (14)cidade-matarazzo-Made-by-feito-por-brasileiros-cultura-por-marcello-alves-para-o-blog-dudu-gontijo (16) cidade-matarazzo-Made-by-feito-por-brasileiros-cultura-por-marcello-alves-para-o-blog-dudu-gontijo (11)cidade-matarazzo-Made-by-feito-por-brasileiros-cultura-por-marcello-alves-para-o-blog-dudu-gontijo (15)cidade-matarazzo-Made-by-feito-por-brasileiros-cultura-por-marcello-alves-para-o-blog-dudu-gontijo (2)

Comentários