Cartier: mil e uma horas

Por:  Raffaella e Daniela Perucchi


 

As princesas que frequentam as mais fabulosas festas de final de ano nunca mais correrão o risco de perder a hora e virar cinderelas. A espetacular coleção de bracelete-relógios “Mille et une heures”, criada pela Cartier, garante com todo glamour, riqueza e knowhow pontualidade nas celebrações

São peças únicas de tirar o fôlego, encontradas apenas em algumas lojas espalhadas pelo mundo da respeitadíssima grife parisiense, criada, em 1847, a eleita dos reis e rainhas. No entanto, é aconselhável uma rápida pesquisa prévia para não correr o risco de derramar lágrimas de decepção ao não encontra-las no endereço da Cartier mais próxima a você.

Monsieur Lupo Medina: o brasileiro da Rue François 1er

Como bem diz nosso carissimo Rafael Lupo Medina, o gemólogo brasileiro há oito anos conselheiro em joalheria da loja Cartier da Rue François 1er, em Paris: “Nada mais adequado pour une dame desfilar com um relógio desses numa festa comme il faut”.

Mas como? Um relógio??? Como ir a uma festa, cheia de brilhos, decotes, braços nus, pérolas e diamantes com um relógio no pulso??? Soa quase um insulto! Equívocos a parte, para espiar a quantas anda a meia noite, a coleção revela uma solução à altura das mais exigentíssimas rainhas da noite. Calma! Nós explicamos! Confessamos, sim, que sempre fomos fascinadas pelo mistério e a magia das pulseiras que escondem as horas, afinal, siamo le sorelle Perucchi! Irmãs 100% suíças! E estas, cara mia, são definitivamente enlouquecedoras!

Arte Mogol, brilhantes, safiras, esmeraldas e rubis

A coleção batizada de Mille et une heures consta de 30 criações das quais 16 foram concebidas a partir dos formatos das pedras principais utilizadas na peça. Em média foram necessárias mais de 1.500 horas de trabalho nas especializadíssimas oficinas da maison para a execução de cada um desses magníficos relógios secretos, diminutos, mínimos, escondidos em esplêndidos braceletes cravejados de pedras preciosas da mais alta qualidade. Só uma marca como Cartier, sinônimo da autêntica haute joaillerie, detém tanto know-how.

A inspiração da coleção vem da Índia, mais especificamente da cidade de Jaipur, capital do Rajastão, berço da arte mogol com seus soberbos ornamentos. É uma viagem no tempo de quase quatro séculos repletos de magia e sedução. Partindo da arquitetura dos palácios esculpidos em delicadas linhas geométricas adornados com esfuziantes motivos arabescos, os relógios são cristalinos, de espessura fina, mas estruturada, com o secular know-how Cartier. Alguns bracelete-relógios da coleção se inspiram no esplendor das cores cintilantes dos sáris. Outros foram concebidos tendo em mente a exuberância do pavão e transformados em peças com plumagens inteiramente cravejadas de diamantes, acompanhadas por flores esculpidas de esmeraldas.

Rue de la Paix

É um trabalho excepcional da mais pura alta joalheria. Rafael acertou ao nos sugerir estas peças sensacionais para esta crônica no TASTE. Estamos boquiabertas, em êxtase! Todos os detalhes são incrivelmente minuciosos, preciosíssimos. As joias tem um quê de surpresa à la Fabergé: aperta-se um mecanismo e magicamente aparece um reloginho! Um detalhe importante, o segredo pertence unicamente à proprietária.

São mil e uma histórias que Monsieur Lupo Medina nos conta com visível entusiasmo, orgulho e paixão pela profissão que abraçou. Para finalizar o encontro, ele nos honra com convite para um tour pelo acervo-museu Cartier. É uma visita guiada, super exclusiva, em uma sala blindada da Rue de la Paix, em Paris. São apenas dez pessoas recomendadas por vez, concedidas a ter o privilégio de admirar as peças da magnífica coleção itinerante.

Porém, non dimenticare, não esqueça, antes peça informações com bastante antecedência, pois o acervo não tem endereço fixo.

E avisamos de antemão: a visita humilha até os maiores colecionadores de joias do mundo Merci, Rafael!

Os preços? Caríssima, não podemos divulgar. Deixamos para sua imaginação… 

Cartier

www.cartier.com

Boutique Cartier São Paulo

Rua Haddock Lobo, 1.567 – Jardins – São Paulo

Tel: +55 11 3081-0051

Rafael Lupo Medina

rafael.medina@cartier.com

Deixe um comentário